Mensagens de Umbanda na Gazeta de Limeira

Desde o dia 10 de fevereiro de 2017, a Confraria dos Pretos Velhos de Umbanda, publica a cada quinze dias, no espaço “MENSAGEM” da Gazeta de Limeira, mensagens de elevação espiritual trazidas pelos Mestres Espirituais da Umbanda.

O intuito é mostrar para a sociedade de Limeira que a Umbanda é uma Religião que tem conhecimento, fundamento, caridade, fraternidade, seriedade e principalmente respeito com a diversidade cultural, étnica e religiosa, buscando sempre a evolução interna do ser humano.

Abaixo, disponibilizamos todas as mensagens publicadas, com a foto e data da publicação no jornal.

Gratidão a todos os mestres espirituais e encarnados que nos disponibilizaram seus textos para serem publicados.

Gratidão à diretoria e equipe de profissionais da Gazeta de Limeira pelo respeito à laicidade e pela oportunidade nos concedida. Em especial agradecemos a Vanessa Osava e a Cíntia Ferreira, jornalistas que recebem nossos textos com todo carinho e atenção.

No dia 26/11/2021 demos uma pausa nas mensagens. Retornamos a publicar no dia 03/02/2023 e, nessa nova fase, agradecemos imensamente a jornalista Elisandra Monfardini pelo apoio, carinho e atenção. Passamos então a publicar semanalmente às sextas-feiras.

Desejamos que muitos outros textos sejam publicados nesse e nos próximos anos afinal, os Mensageiros de Aruanda estão em plena atividade!

Saravá Fraterno!

Evandro Fernandes

Instituto Cultural Confraria dos Pretos Velhos de Umbanda

Limeira/SP

História da Gazeta de Limeira

Gazeta de Limeira é um jornal impresso diário da cidade de Limeira desde 17 de maio de 1928 que apresenta notícias da cidade e da região.
A Gazeta de Limeira foi fundada para defender o Partido Constitucionalista (PC) em Limeira e apoiar os ideais que culminaram com a Revolução de 32. A primeira capa do jornal foi a visita do General Izidoro Dias Lopes e dos tenentes João Alberto e Miguel Costa à cidade, para divulgar os ideais constitucionalistas, que tinham como adeptos personagens conhecidos da história limeirense, como Maria Thereza de Barros Camargo, que foi prefeita e deputada, e o advogado Octavio Lopes Castello Branco.

Entre os fundadores do jornal, estão Mário Sampaio Martins, J.Vitorino e Álvaro Corrêa, que foi o primeiro diretor, função em que esteve até 1938. O primeiro redator do jornal foi Castello Branco. A sede própria foi possível em 1972, quando foi adquirido o imóvel na rua Senador Vergueiro, 319, onde está a matriz até hoje. Na metade da década de 70, a Gazeta passou a ser presidida pelo advogado Waldemar Lucato, que atuava como colaborador desde os anos 50. Na direção do jornal, Lucato adquiriu novos equipamentos e profissionalizou a elaboração do jornal. Em 1980, a Gazeta passa a ser publicada de terça a domingo. A circulação às segundas-feiras, única na cidade, veio em 1997. Em 1995, o jornal introduziu a cor em sua impressão.

Desde 1996, após a morte de Waldemar Lucato, o jornal passa a ser presidido por seu filho, Roberto Lucato, auxiliado pelos irmãos Fabiana e Eduardo Lucato Neto. Dois projetos com amplo alcance comunitário mostram a participação ativa da Gazeta no município: o Prêmio de Literatura, realizado desde 1991 e que movimenta estudantes de todas as escolas da cidade, incentivando a leitura e a prática da escrita, e a Copa Gazeta de Limeira de Futebol Amador, que desde 1988 movimenta esportistas de toda a região. (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gazeta_de_Limeira)

MENSAGENS DE UMBANDA

NA GAZETA DE LIMEIRA

 

MENSAGEM 01

Cultura e Sabedoria

“O homem possui duas formas de saber: uma cultura material adquirida em suas vidas sucessivas e outra pelo despertar real da sabedoria.
A cultura material vai se descondensando em sabedoria de encarnação, quando o homem sabe aplicá-la. Também poderá adormecer completamente se não for adquirida para alguma utilidade.
Cultura é aquilo que o homem aprende dos outros; sabedoria é o que o constitui a sua própria experiência!”
Espírito Caboclo Mirim
(Médium C.C.T. Benjamin Figueiredo)
Gazeta de Limeira, 10/02/2017


MENSAGEM 02

Limpidez e Altruísmo

“Toda a pureza nas intenções e maior recato na linguagem, abstenção completa de pensamentos egoístas que desdouram a vossa fé, é condição indispensável, a fim de afastar os obreiros do mal, que acossados pela falange da Verdade, procuram na hora extrema escalar os redutos mal fortificados.”
Espírito Caboclo das Sete Encruzilhadas
(Médium Sr. Zélio Fernandino de Moraes)
Gazeta de Limeira, 24/02/2017


MENSAGEM 03

Conhecimento interior

“Aquele que não tiver disciplina para se entender a si próprio, nunca poderá entender os outros. Geralmente o homem vive absorvido pelo rigor imperativo da sua opinião, não percebendo que cada vez mais se escraviza, tornando-se vítima do ambiente da sua “gaiola dourada”.
Conforme ficou dito, o homem é um simples corpúsculo: vive no entanto, a rebeldia intransigente e uma irritação permanente, pelo conhecimento objetivo de se julgar pequeno. Pretende aumentar os seus valores com o acréscimo de imaginações elementares que possam preencher os claros que ele julga vazios.
Nesta forma dolorosa de interpretação puramente interesseira, vai o “homem-pássaro” vivendo na sua gaiola, como simples prisioneiro perpétuo.”
Espírito Caboclo Mirim
(Médium C.C.T. Sr. Benjamin Figueiredo)
Gazeta de Limeira, 10/03/2017


MENSAGEM 04

Paciência construtiva

“O homem é grande vítima do seu corpo emocional; aí reside o único segredo que ele próprio criou para desviá-lo do sentido verdadeiro da sua posição. Ele vive o tormento estabelecido e estabilizado por sipróprio nas várias zonas da sua atividade. Ele vive mal na zona do seu lar, na zona profissional, na zona intelectual, na zona pública e até mesmo na zona religiosa. Mantém um desequilíbrio permanente que o traz em sobressaltos, afetando completamente o seu corpo emocional.
Porque o homem, por exemplo, não faz uso da paciência, como única forma de norteá-lo ao caminho dos bons costumes? Se ele tem à sua disposição esta grande amiga – a paciência – porque prefere a desorientação da pressa, para chegar sempre atrasado? O homem nunca conseguirá deixar de estar onde estiver, embora as suas vontades apressadas sempre pretendam os lugares que ele ainda não pode estar.
A paciência construtiva é uma revolta natural contra o imperativo da pressa; por isso, o homem habituado à pressa dificilmente aceita que a paciência possa ajudá-lo a viver melhor! A paciência constrói no homem a disciplina dos bons costumes, permitindo que ele saiba aproveitar as distâncias pelo sentir da sua tranquilidade.”
Espírito Caboclo Mirim
(Médium C.C.T. Sr. Benjamin Figueiredo)
Gazeta de Limeira, 24/03/2017
 


MENSAGEM 05

Ego

“Os homens se distanciam de suas capacidades divinas inerentes quando supervalorizam o ego e fortalecem as personalidades atuais e, como se fragmentassem, ignoram suas individualidades imorredouras, integrantes da totalidade cósmica, e se afastam das potencialidades do Criador. Essa oposição do ego avantajado e da personalidade enrijecida causa angústia, pelo medo da morte, pela sensação de finitude que a maioria tem inconsciente, pois a personalidade transitória rebela-se e se amotina contra o plano da Consciência Una, de unidade cósmica sem a temporalidade, impessoal, e onde o eterno é absoluto por todo o sempre.
O vosso atual momento de consciência coletiva está muito longe de vos conduzir à percepção da realidade universal supraconsciente. O homem só encontrará a plenitude espiritual quando encontrar a sua realidade interna de espírito infinito, deixar de identificar-se com o ego e substituir a instabilidade existencial, a ansiedade e a volatilidade exterior das coisas que o cercam e iludem, e voltar-se para a libertação da sua centelha espiritual escravizada pelo egoísmo e pelo eu inferior.”
Espírito Ramatís
(Médium Sr. Norberto Peixoto)
Gazeta de Limeira, 05/04/2017


MENSAGEM 06

Livre Arbítrio

“Na Escola da Vida cada um aprende a ler o seu Evangelho íntimo, para corrigir, sozinho, os desacertos que praticou impensadamente em outras encarnações.
Nós sabemos que a Lei do Livre Arbítrio é imutável e, assim, qualquer interferência estranha no destino de cada um é sempre prejudicial ao bom equilíbrio secreto do nosso semelhante.
Cada um tem de se corrigir sozinho, porque somente sozinho poderá resgatar as faltas que ficaram gravadas no seu carma.
Será sempre pelo aperfeiçoamento espiritual, pelo princípio da própria correção íntima, que poderemos dar de graça, aos pobres de espírito, aquele tesouro que armazenamos na alma.”
Espírito Caboclo Mirim
(Médium C.C.T. Sr. Benjamin Figueiredo)
Gazeta de Limeira, 25/04/2017


MENSAGEM 07

Simplicidade e Ignorância

“Um cravo mergulhado na água pútrida, infecta e malcheirosa, continuará com sua beleza e com seu odor originais, mesmo que vossos olhos e nariz o percebam pegajoso e fétido. A flor do craveiro, ao ser lavada, retoma ao seu estado original, com as qualidades peculiares que atraem vossos sentidos. O perfume celestial que tendes em vós é abafado pelos pesados invólucros inferiores que acondicionam o espírito nas formas de vida peculiares aos planos densos de evolução. Nesse sentido, ao terdes os primeiros lapsos de consciência que vos identificam materialmente ao ocupardes um corpo físico, naturalmente sois simples e ignorantes das coisas celestes.
Observai que o ar é o mesmo em toda parte, mas, ao ser colocado dentro de uma jarra tapada na despensa, não é análogo ao frescor ensolarado dos cumes montanhosos. As formas transitórias são úteis a cada meio em que se manifestam, para abrigar a centelha espiritual monádica em seu longo percurso evolutivo. Os atributos essenciais não se alteram, são imutáveis; porém, moldam-se morfologicamente a cada dimensão vibratória. Não perdem a potencialidade crística momentaneamente adormecida e abrigada na forma de veículos da consciência, assim como a argila que se transforma no jarro não deixa de ser o que é, mesmo separada do barreiro.”
Espírito Ramatís
(Médium Sr. Norberto Peixoto)
Gazeta de Limeira, 12/05/2017


MENSAGEM 08

Homem primitivo 

“O homem é como todos os seres da Natureza; só desperta quando sacudido por uma força superior à sua, para verificar que deve reagir conscientemente e começar a explicar por sua vontade todos os fatos e fenômenos que se processam.
O homem primitivo é aquele que ainda vive os seus sentimentos, sem qualquer compreensão consciente: tudo nele é Natureza adormecida, quer tudo sem saber por que e vive somente o desejo de agradar à sua moda as próprias vontades da curiosidade instintiva, não tendo absolutamente qualquer noção do que esteja fazendo.
Estes homens são como as crianças que precisam de se alimentar sem saber que estão com fome.”
Espírito Caboclo Mirim
(Médium C.C.T. Sr. Benjamin Figueiredo)
Gazeta de Limeira, 26/05/2017


MENSAGEM 09

Ação e Reação

“A vida material é uma grande escola prática. Quem não quer seguir o bom caminho tem o direito de ir pelo mau, fazendo-o o mais depressa possível, para que mais rápido vá encontrar as consequências amargas de sua teimosia.”
Espírito Caboclo Mirim
(Médium C.C.T. Sr. Benjamin Figueiredo)
Gazeta de Limeira, 09/06/2017


MENSAGEM 10

Caminho e Mudança

“Para iniciar no caminho da luz, há, antes, de se querer uma mudança verdadeira, sair da rotina mecânica e aborrecida que torna a vida cansativa, e acordar dessa apatia psicológica que cada vez mais envolve o ser humano comum. Esse primeiro passo será sempre precedido de um anseio íntimo, de um “chamado” vindo do coração, daquela voz interior que inquieta o ser, que o faz se mover rumo à luz, que, infelizmente, é quase sempre sufocada pelos apelos do mundo! Viver seu processo iniciático é adentrar em seu próprio caminho evolutivo, é a grande epopeia dos heróis de todos os tempos, pois só os bravos e determinados encontrarão as ferramentas certas para vencer os monstros que surgirão, a começar por aquele que jaz adormecido nas trevas da própria alma…”
C.C.T. Sérgio Navarro Teixeira
Livro: Reflexões sobre a Escola de Caboclo Mirim, Editora do Conhecimento, 1ª ed. 2015, págs. 213 e 214
Gazeta de Limeira, 23/06/2017


MENSAGEM 11

Disciplina e educação do pensamento

“A disciplina e a educação do pensamento, esse corcel alado, selvagem e anárquico, se impõe, urge! A mediunidade é oportunidade inadiável, é um chamamento ao aperfeiçoamento anímico consciencial. Enquanto presos no invólucro carnal, tendes chance celestial de ressarcimento e estabilização das forças contrárias reguladoras da balança cármica, intensificadas em decorrência das dificuldades inerentes à vida material. Observai o dever de atuação na caridade, direcionando essa potencialidade para o bem de todos ao vosso redor, e educai os sentimentos, expurgando a nódoa do egoísmo a marcar-vos o períspirito, incompatível com o homem contemporâneo, com o carma coletivo e com a idade sideral do orbe terráqueo.”
Espírito Ramatís
(Médium Sr. Norberto Peixoto)
Livro: Chama Crística, Editora do Conhecimento, 3ª ed. 2004, pág. 50
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.650, 07/07/2017, pág. 02


MENSAGEM 12

O Caminho

“O caminho que nos conduz ao encontro do Cristo interno é uma via interior; profundamente interior. É uma espiral em ascensão para o infinito. É um caminho doloroso e difícil, já o dissemos. Está também cheio de renúncias. Mas o peregrino tem, contudo, as suas compensações: enquanto os pés sangram na escalada dolorosa da montanha, feridos pelas pedras e pelas urzes das estradas, os olhos do caminheiro vão contemplando novas e mais belas paisagens, novas e mais belas perspectivas de horizontes infinitos, novas e mais deslumbrantes iluminuras de poentes e de alvoradas. É assim que caminhamos para mais perto do azul e das estrelas, para mais perto de Deus. A vista do Espírito através dos olhos da carne vai contemplando novas claridades, e só muito alto, no píncaro da montanha é que eles defrontam a vastidão imensurável, a vastidão maravilhosa das coisas infinitas. E o caminhante ao defrontar este panorama soberbo, amplo, permeado de luz, indefinido, sente-se extático e fica com a alma de joelhos na volúpia da contemplação. É a visão maravilhosa. A visão Suprema, a visão sem formas, o Pensamento incriado. É a luz transcendente. É Deus!”
Padrinho Juruá
Coletânea Umbanda “A Manifestação do Espírito para a Caridade” O que é Umbanda I, 2013, pág. 66, Fundação Biblioteca Nacional
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.670, 21/07/2017, pág. 02


MENSAGEM 13

A Fé

“A fé é uma das virtudes fundamentais de todas as religiões. Sublime por excelência, sem ela nada se poderá realizar no terreno espiritual e é por seu intermédio, dependendo da sua maior ou menor intensidade, que as almas se habilitam a levar avante a missão de que se incumbiram.”
José Álvares Pessoa (Capitão Pessoa), Dirigente da Tenda Espírita São Jerônimo – uma das 7 Tendas fundadas pelo
Caboclo das Sete Encruzilhadas – em reportagem no Jornal – “Semanário”, número 91 – ano III – página 15 – 1958)
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.684, 04/08/2017, pág. 02


MENSAGEM 14

Vida

“Quem observa cuidadosamente a reação da Vida no tempo e no espaço, verifica que a própria Vida manifestada é dividida em épocas, como que proporcionando a uma determinada coletividade o esplendor do seu apogeu. Depois, passa a se desfazer naturalmente, e como que se transformando, revive para outras épocas que, devidamente reunidas, formam o grande manancial orgânico da energia propulsora.”
Espírito Caboclo Mirim
(Médium C.C.T. Sr. Benjamin Figueiredo)
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.698, 18/08/2017, pág. 02


MENSAGEM 15

Moral

“Toda a vida nesta encarnação depende absolutamente daquilo que a moral do indivíduo representa.
Se ele é um homem de bem ou pelo menos se esforça ao máximo para sê-lo, sem dúvida tem a assisti-lo bons e nobres espíritos.
Portanto, o homem no uso de seu livre arbítrio e no exercício de seu comportamento no dia a dia, é quem escolhe, de livre vontade, a influência que pretende receber e realmente recebe.”
Sr. Woodrow Wilson da Matta e Silva
(Mestre Yapacani) – Umbanda Esotérica – Aumbhandhan
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.712, 01/09/2017, pág. 02


MENSAGEM 16

Aparências

“Aparências não identificam o saber, a sinceridade, nem as eternas verdades…”
Sr. Woodrow Wilson da Matta e Silva
(Mestre Yapacani) – Umbanda Esotérica – Aumbhandhan
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.725, 15/09/2017, pág. 03


MENSAGEM 17

Personalidade

“A personalidade é apenas uma simples máquina com funções materiais, para reproduzir com perfeição aquilo que a Natureza ensina. O Homem, entretanto, sempre teimoso, displicente e mau, insiste em não querer aprender. Não sabendo utilizar sua máquina, vive o pavor das suas preocupações.
A preocupação é uma demonstração de dúvida. Qual o resultado sério, para o homem, do tormento das preocupações?
O homem realmente sério não precisa de preocupações para prejudicar a sua seriedade.
Sabemos que a ação vibratória atrai e repele na razão dos seus direitos. Se fosse possível um entrosamento de ações contrárias, certamente os seres não poderiam estabilizar a sua forma na diferenciação sublime da Natureza. Cada ser tem o direito absoluto de ser aquilo que é.
É de lamentar que o homem, o único perturbado pela indisciplina da sua personalidade, ainda não tenha verificado isto.”
Espírito Caboclo Mirim
(Médium C.C.T. Sr. Benjamin Figueiredo)
Livro: Okê Caboclo, Editora ECO, pág. 32
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.738, 29/09/2017, pág. 02


MENSAGEM 18

Sejam humildes

“Meus irmãos, sejam humildes, tenham amor no coração, amor de irmão para irmão, porque vossas mediunidades ficarão mais puras, servindo aos Espíritos superiores que venham a baixar entre vós.”
Espírito Caboclo das Sete Encruzilhadas
(Médium Sr. Zélio Fernandino de Moraes)
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.752, 14/10/2017, pág. 02


MENSAGEM 19

Vaidade

“Mantém a humildade, liberando-te da chama da vaidade que ainda te arde no íntimo e que mantém aceso o braseiro alimentado pelo excesso de conhecimento meramente intelectual. Redobra a vigilância nos locais em que as labaredas bajuladoras e o crepitar da azáfama elogiosa podem chamuscar o nascente e titubeante Eu Superior, como acontece de maneira subliminar com muitos médiuns, projetores e espiritualistas sequiosos de notoriedade que recaem em seus atavismos milenares sem o saberem.”
Espírito Ramatís
(Médium Sr. Norberto Peixoto)
Livro: Jardim dos Orixás, Editora do Conhecimento, 1ª ed. 2004, pág. 129
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.765, 27/10/2017, pág. 02


MENSAGEM 20

Luz Divina

“Sois portadores de uma luz muito especial.
Uma luz intensa que emite gloriosos raios de paz e caridade.
A luz que cada um de vós emite, isoladamente, tem pouco alcance.
Porém, quando essa luz se une à luz de outros irmãos, ela se torna mais radiante e, possui alcance ilimitado.
Fiquem atentos a luz que vos foi confiada, pois ela iluminará a vossa consciência e o seu calor servirá como bálsamo para aqueles que a vós recorrerem em busca de auxílio espiritual.
Não permitam que essa luz perca a intensidade pela vaidade, orgulho e falta de caridade.
E que a luz brilhante de Nosso Mestre Jesus permaneça sempre intensa em vossos corações.”
Sr. Diamantino Fernandes Trindade
Livro: Iniciação à Umbanda, Editora Orphanake, 3ª ed. 1989, pág. 154
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.778, 10/11/2017, pág. 02


MENSAGEM 21

O tempo de Deus

“Muitas vezes, em nossas orações, não somos atendidos pelo simples fato de somente pedirmos, ao invés de, no momento supremo da prece, já agradecer, com a certeza de termos recebido o que necessitamos. Isso é fé.
Isso é a certeza de que o Pai a tudo provê. Tudo está ao alcance da oração; precisa ver se está na vontade de Deus. Muitas vezes não recebemos o que desejávamos pelo simples fato de não ser chegada a hora de termos aquilo em nossas vidas, pois nos perderíamos e não aproveitaríamos o bem recebido.
Dessa forma, Deus guarda o que pedimos em nosso “baú do tesouro pessoal” e nos dará em momento oportuno, quando nos mostrarmos merecedores e aptos a administrar o bem recebido. Tudo o que é nosso, com o devido tempo do nosso amadurecimento, virá em nossas mãos.
Deus nos aceita exatamente como somos. Deus não se preocupa com o que somos, mas sim, com o que fazemos. Deus somente quer de nós, e tem uma só missão para todos: Vivendo a vida que escolhemos, e onde estivermos, que só façamos o bem.”
Padrinho Juruá
Coletânea Umbanda “A Manifestação do Espírito para a Caridade” As Corporações Orixás, 2013, Deus na Umbanda, pág. 22, Fundação Biblioteca Nacional
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.790, 24/11/2017, pág. 02


MENSAGEM 22

O céu e o inferno

“O céu e o inferno de cada ser encontram-se dentro de cada um. O autoconhecimento libertador e os sentimentos altruísticos e elevados que direcionam o foco do espírito para além do ego encarnado e da personalidade ilusória, extrapolando as estreitas paredes dele próprio para as dimensões dos planos mental superior e búdico, levam milênios. Quanto mais o ser estiver imbuído de ideais de auxílio ao próximo e amor incondicional, tanto mais se abrirão as portas das verdades espirituais do Além.”
Espírito Ramatís
(Médium Sr. Norberto Peixoto)
Livro: Vozes de Aruanda, Editora do Conhecimento, 1ª ed. 2005, págs. 125 e 126
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.804, 08/12/2017, pág. 02


MENSAGEM 23

Não julgue

“O que diferencia um ser por querer caminhar mais rápido que o outro é sua capacidade biopsicossocial, que é movida basicamente por sua “intenção”. Assim, quanto maior a consciência menos tempo ele quer perder e procura desenvolver-se intensamente, pois sente que o tempo na Terra é curto e precisa ser bem aproveitado.
Por isso não julgue o próximo pela religião que ele optou por seguir, pois agora consegue compreender que ele não é a religião, e sim um ser que está buscando o melhor caminho para seguir rumo à sua própria evolução espiritual.”
Tarsila Costa de Oliveira – Sacerdotisa do Templo Cristão Umbanda do Brasil
Livro: Manual de Umbanda para Iniciantes, Autor: Diamantino Fernandes Trindade (Hanamatan Ramayane), Editora Sattva, 1ª ed. 2017, Religião e Espiritualidade pág. 16
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.817, 22/12/2017, pág. 02


MENSAGEM 24

Evoluir e Ascender

“O poder de realização de Deus em nós e por nós também é ilimitado, o único limite que existe é o humano. Fica a critério de cada pessoa ampliar esses limites, com sua evolução e ascensão. Por isso dizemos que “a fé remove montanhas”. A fé é algo divino em nós, ampliá-la é aumentar o poder de realização divina em nossa vida.”
Alexandre Cumino
Livro: Deus, Deuses, Divindades e Anjos: teologia, mitologia e angeologia, Editora Madras, 1ª ed. 2008, Limites do Ilimitado pág. 57
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.827, 05/01/2018, pág. 02


MENSAGEM 25

O Amor

“O amor é uma qualidade manifestada por meio de sentimentos de afeição, simpatia e atração.
Então chamamos de “dom” essa capacidade comum a todos os seres humanos, que é a de amar. E, se para alguns parece impossível, no entanto, isso se deve ao fato de estarem com os sentidos bloqueados por sentimentos negativos (vícios), que sobrecarregam seus emocionais de energias negativas e os tornam insensíveis ao amor que lhes chega.
Mas após uma descarga violenta desses acúmulos negativos, o ser volta a sentir satisfação no ato de amar e ser amado.”
Espírito Pai Benedito de Aruanda
(Médium Sr. Rubens Saraceni)
Livro: A Evolução dos Espíritos, Editora Madras, 2ª ed. 2008, Dom, as qualidades do ser humano, pág. 108
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.841, 19/01/2018, pág. 02


MENSAGEM 26

Caminhando para a Maturidade Espiritual

“Alguns poderão até viver uma catarse íntima, que marca a mudança dos paradigmas de sua vida pessoal. Mas, para a maioria, as transformações são vividas em anos de trabalho duro, muitas vezes só percebidas quando o indivíduo acorda e se dá conta de que não consegue mais se relacionar com o mundo do jeito que fazia antes, pois aquela velha mentalidade mundana precisou perecer nas chamas para dar lugar a uma forma renascida de viver, mais focada e atenta às próprias palavras proferidas e aos pequenos atos praticados.
Não sendo mais o que se era e ainda não plenamente desperto de quem realmente poderá ser, afloram, avidamente, a consciência da responsabilidade assumida diante de sua centelha de vida e uma enorme sede de buscar o amor maior que ainda falta na alma. A sagrada alquimia espiritual está apenas começando.”
C.C.T. Sérgio Navarro Teixeira
Livro: Reflexões sobre a Escola de Caboclo Mirim, Editora do Conhecimento, 1ª ed. 2015, pág. 229
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.855, 02/02/2018, pág. 02


MENSAGEM 27

Somos Irmãos

“Aprendemos que nosso valor não está na roupagem, não está na cor da pele ou dos olhos ou mesmo da orientação sexual. Nosso valor está na vida e no outro, em nossas atitudes perante a vida e perante o semelhante. Por mais diferente que ele seja, todos temos uma essência original em comum, todos somos irmãos.”
Alexandre Cumino
Livro: A Umbanda e o Umbandista, Editora Madras, 1ª ed. 2015, Umbanda é Religião de Inclusão Social pág. 46
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.869, 17/02/2018, pág. 02


MENSAGEM 28

Ser Crístico

“Jesus sempre valorizou as obras, as realizações. Isso tanto é verdade, que ele nunca esteve adstrito aos templos, sendo toda a sua realização, enquanto esteve na crosta terrestre, no campo, no meio do povo, ao relento e sujeito às intempéries da natureza. O seu templo era o Cosmo, O Universo; a abóboda celeste o seu sustentáculo; sua cátedra as elevações montanhosas, e o seu altar era o seu amor por todos que o cercavam.
O que é ser crístico? O crístico ama desinteressadamente, eleva-se pelo sacrifício próprio, caminha com igualdade e fraternidade entre os seus semelhantes; a sua oferenda é o culto interno de veneração à Divindade; prepondera em seu coração o sentimento de humildade; sabe da sua falibilidade como criatura imersa no escafandro grosseiro da carne; é comprometido com a verdade e tem Deus interiorizado por mérito de suas obras, por conquista individual.
O Cristo-Jesus, quando chamava os justos à sua direita, falava: “Porque destes de comer ao faminto, e de beber ao sedento, e ao peregrino hospedastes, e vestistes o desnudo, e visitastes o enfermo e o encarcerado, vinde, abençoados de meu Pai”.
Muita paz e muita luz!”
Espírito Ramatís
(Médium Sr. Norberto Peixoto)
Livro: Chama Crística, Editora do Conhecimento, 3ª ed. 2004, págs. 125 e 126
Gazeta de Limeira, Ano 87, nº 18.889, 09/03/2018, pág. 04


MENSAGEM 29

Amai ao próximo

“Dois fatores específicos podem, entretanto — homens e mulheres que minhas palavras lerem! — classificar-se desde agora como elementos decisivos pró ou contra a vossa felicidade futura: são eles o Bem que houverdes praticado ao longo de vossa vida presente na Terra, e a obediência com que vos houverdes conduzido em relação àquela determinação do Senhor: amai ao próximo como a vós mesmos.
Sim, meus queridos; esta é a chave que abrirá todas as portas à vossa felicidade espiritual. E é tão fácil proceder assim, é tão fácil a todos os homens e mulheres amar ao próximo, que não se compreende a resistência ainda oposta por tantas mentes cultas, a tão salutar princípio evolutivo. Amar ao próximo, irmãos meus, não significa abraçar nem beijar aos vossos semelhantes, absolutamente.
Bastar-vos-á adquirir o hábito de irradiar todos os dias um pensamento de amor, de bondade, de felicidade, em todas as direções, semelhantemente à onda radiofônica, mas feito isto com tal pureza de sentimento, que a onda magnética que do vosso coração se irradiar, conduza realmente vibrações de amor, bondade e felicidade para todos os vossos semelhantes, e não apenas para os vossos amigos e conhecidos. E sabeis, acaso, o que sucede, no instante mesmo em que vossas vibrações fraternais se irradiam em ondas concêntricas, para o largo e para o alto? Simplesmente isto: vossas ondas vibratórias, fundindo-se com outras de igual teor, voltam ampliadas ao vosso coração e ao vosso Espírito, fortalecendo sobremaneira a saúde do vosso corpo e aumentando a vossa luz espiritual.”
Espírito Irmão Tomé
(Médium Sr. Diamantino Coelho Fernandes)
Livro: As Forças do Bem, Editora Trinta e Três, 13ª ed. 2004, págs. 44 e 45
Gazeta de Limeira, Ano 87, n° 18.910, 30/03/2018, pág.04


MENSAGEM 30

Olhar para dentro de si

“Ter uma proposta real de crescimento espiritual implica comprometimento, e quantos estão realmente comprometidos com o crescimento espiritual de si mesmos?
Fazer a caridade pura e simplesmente não implica ser uma pessoa melhor, pois, para se tornar melhor, é preciso o autoconhecimento.
Podemos até dizer que muitos fazem a caridade por desencargo de consciência e outros ainda a fazem por vaidade. A partir do momento que se diz que a melhor pessoa é a que faz mais caridade, muitos passam a fazê-la para ser melhor que os outros, e assim tornam-se objetos do Ego e da Vaidade. Qualquer movimento no sentido de ser melhor do que os outros é um movimento do ego. O único crescimento está em ser melhor do que eu mesmo. Isto implica uma análise profunda de autoconhecimento.
Se podemos aprender com todos, também podemos aprender de todas as doutrinas, filosofias e religiões. Só não podemos perder o propósito de aprender, de sermos melhores. Fazer o Bem e não fazer o mal é algo muito simples. Devemos aproveitar a religião para um propósito maior, como nos autoconhecer.
[…] A maioria das pessoas acredita que ter crescimento interior consiste em ler alguns livros e fazer alguns cursos. O crescimento começa com o identificar dos nossos defeitos e procurar caminhos para corrigi-los. Quanto mais comprometidos e sinceros, mais vamos identificá-los e lutar por uma transformação interior.”
Alexandre Cumino
Livro: A Umbanda e o Umbandista, Editora Madras, 1ª ed. 2015, Coragem, Orgulho e Ego págs. 99 e 100
Gazeta de Limeira, Ano 87, n° 18.923, 13/04/2018, pág.04


MENSAGEM 31

O Homem

“Cada indivíduo é um universo em si mesmo, a vastidão interior é comparável à vastidão do cosmos. Raros são os que buscam conhecer a vastidão interior, a maioria prefere poupar-se o trabalho, mantendo-se na ignorância. O resultado é a criação de um hiato, um abismo entre o interior e o exterior, gerando a dualidade e o conflito, o sujeito e o objeto. A dor e o sofrimento são consequências dessa fragmentação que se espalha por tudo que o homem toca.
A personalidade humana expressa-se através de pensamentos, sentimentos e ações; deveria haver um perfeito entrelaçamento dessas três instâncias. Para termos Paz devemos direcionar nossos Pensamentos no sentido da Sabedoria; nossos sentimentos no sentido do Amor; nossas ações no sentido da Evolução.
Três são os venenos causadores das distorções da personalidade: egoísmo, vaidade e orgulho.
Se um indivíduo quer ter Paz interior, deve procurar eliminar estes venenos, cultivar a humildade, a simplicidade e a pureza de intenções. Deve ter paciência e perseverança. Saber que o caminho é longo e demorado, que a conquista maior (de si mesmo) é feita no silêncio. Compreender que o crescimento leva o homem a servir, não a ser servido; que os maiores tesouros são imateriais e eternos. Queremos propagar essas realidades e acreditamos que com esforço poderemos criar uma nova sociedade, um novo homem, livre desses venenos, e seremos todos mais felizes.”
Francisco Rivas Neto (Mestre Yamunisiddha Arhapiagha)
Livro: Umbanda – A Proto-Síntese Cósmica, Editora Pensamento, 11ª ed. 2008, pág. 382
Gazeta de Limeira, Ano 87, n° 18.937, 27/04/2018, pág.04


MENSAGEM 32

A Razão e a Emoção

“Devemos ser cautelosos em nossos julgamentos e atentos em nossas decisões.
Deus nos deu a capacidade de ver, ouvir e pensar para agir com razão.
Todos nós podemos agir pelo nosso livre-arbítrio, podendo atingir multidões. Porém, cada um será chamado perante Deus em particular para prestar suas contas.
O bom senso nos manda ouvir antes de opinar, não condenar quem já está perdido, não aproveitar da fraqueza de quem já foi vencido.
Diante dos fracos, mostre que é forte, lhes forneça forças; Aos cegos, ofereça a mão; aos que se humilham aos seus pés tenha misericórdia e lhes dê o perdão.
Há momentos em que devemos deixar nossas emoções florirem, sem no entanto perdermos a razão de quem somos.
O sensato age com a razão, o insensato, com a emoção.”
Espírito Helena (Médium Maria Nazareth Dória)
Livro: Joia Rara, Editora Lúmen, 1ª ed. 2006, págs. 65 a 67
Gazeta de Limeira, Ano 87, n° 18.950, 11/05/2018, pág.04


MENSAGEM 33

Aqui não falta uma flor!

“Com o coração embrutecido,
onde o ódio parece ter vencido,
o intolerante segue intransigente,
ao apelo do irmão diferente.
Uma Luz então chegou,
humilde, em seu peito, traz o símbolo do Amor,
ouvindo àqueles que mais sabiam,
ensinando aos que ainda se perdiam no caminho.
A Natureza era a devoção,
Sol, Matas, Cachoeira, Rio, Estrada, Mar e Trovão,
Tudo presente em uma só missão:
praticar a Caridade acolhendo ao irmão!
Uma flor então se faz presente,
com seu perfume, alegra a todo o doente,
ensinando o caminho da Evolução:
melhorar seu interior com Verdade e Perdão!
Quando a angústia chegar,
ouça o brado e uma certeza terá:
aqui uma flor nunca há de faltar!”
Poema ao Caboclo das Sete Encruzilhadas
Autor: Evandro Fernandes, Limeira, 22/05/2018
Gazeta de Limeira, Ano 87, n° 18.964, 25/05/2018, pág.04


MENSAGEM 34

O Homem em harmonia com a Natureza

“O homem que procura viver o silêncio, vai buscá-lo no tumulto das suas paixões emocionais ou nas imagens gravadas em sua mente, provoca reações de sentimentalismos subjetivos que se tornam ruídos perfeitamente sensíveis à sua própria sensibilidade. O homem-personalidade possui cinco sentidos que permitem sua ligação com a Natureza, estabelece meios de contato que transmitem da Natureza para si e de si para a Natureza, uma harmonia de recíproca fraternidade.
Pelos olhos, o homem fica sabendo que a Vida existe; pode reter as imagens que compõem a liturgia da Natureza para aprender a sentir melhor aquilo que não sabe enxergar. Pelos ouvidos, ele pode sentir a cadência harmoniosa que ritma a grande fraternidade entre os seres. Pelo nariz, recebe da Natureza o perfume salutar e necessário para o desintoxicar do carbono das suas grosserias. Pelo tato, ele vai caminhando vagarosamente para não se prejudicar e nem prejudicar os outros. E pelo paladar, finalmente ele pode provar que as coisas boas da vida não tem o mesmo gosto das coisas más. Estas cinco objetivas refletoras de imagens e transmissoras de vibrações, compõem o poder da personalidade do homem, gravando no seu corpo mental o conhecimento que será recondensado pela individualidade quando ele perder a condição de forma e movimentos.”
Espírito Caboclo Mirim
(Médium C.C.T. Sr. Benjamin Figueiredo)
Livro: Okê Caboclo, Editora ECO, pág. 29
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 18.984, 15/06/2018, pág. 04


MENSAGEM 35

Agradecer ao Sagrado

“Sempre poderemos efetuar oferendas a fim de solicitarmos tão somente espiritualidade, paz, amor, saúde, força e condições para conseguirmos resolver nossos problemas com Deus no coração. Não é aconselhável somente proceder a oferendas a fim de obter favores ou facilidades materiais. Lembre-se: “Não devemos pedir à Espiritualidade àquilo que é da nossa competência”, e também “Conquistará tudo na vida como suor do teu rosto”. Toda oferenda é realizada com materiais da Natureza. (…) A Espiritualidade vê o que esta acontecendo e procura ser solicito. As energias dos materiais ali depositados serão utilizadas para o requerente, mas, atentem bem que tudo vai funcionar somente se o oferendante tiver santidade das intenções, mente ilibada, orações, concentração e merecimento. (…) Não cremos que o simples ato de oferendar irá fazer que as forças da Natureza se coloquem ao nosso inteiro dispor para nos dar àquilo que desejamos. A oferta de coisas materiais, com certeza, não será a chave que abrirá as portas de religação da pessoa com os Sagrados Orixás e muito menos com a Espiritualidade Superior. Essa religação só é efetuada através do amor, dedicação, caridade, transformação moral e orações.”
Padrinho Juruá
Livro: O Ritual do Rosário das Santas Almas Benditas, 2011, pág. 91, Fundação Biblioteca Nacional
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 18.998, 29/06/2018, pág. 04


MENSAGEM 36

Honrar nossa ancestralidade

“A conexão com nosso passado, com aqueles que vieram antes de nós, nos ajuda a encontrar força e sabedoria para caminhar no futuro. Nós somos o resultado de milhares de pessoas, que viveram, aprenderam, criaram, ensinaram. Eles tornaram possível nossa realidade, errando ou acertando. Eles honravam os que já passavam por nossa Terra. O que eles fizeram no passado impacta as gerações presentes.
A reconexão com os ancestrais ajuda a compreendermos quem nós somos e de onde viemos. Precisamos inventariar o que nos foi deixado de negativo para não repassarmos para as gerações futuras. Precisamos curar as feridas do nosso passado para reestruturarmos o nosso presente e assim termos mais esperanças no futuro. Assim como precisamos conhecer e honrar o que nossos ancestrais nos deixaram. A conexão com os ancestrais nos fornece um sentido de continuidade que nos ajuda em momentos difíceis.
Eles influenciaram nossa aparência física, nosso comportamento atual, nosso inconsciente, nossa energia. Influenciaram nossas escolhas, medos, sonhos, impulsos. Também a nossa etnia, nossas crenças e inspirações.
Para honrar nossos ancestrais precisamos perdoá-los, pois esse ato de perdão ajuda a curar as energias ancestrais negativas, nossa herança negativa. (culpa, ódio, rejeição, raiva, negação, etc.). Senão conseguir perdoar o ato, perdoe a pessoa, isso ajuda a liberar o padrão familiar negativo.”
Trecho do texto “Ancestrais – As Raízes”www.xamanismo.com.br
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.011, 13/07/2018, pág. 04


MENSAGEM 37

Uma homenagem a Mulher Negra
Sou Mulher

“Sou mulher negra. Sou forte.
Sou lutadora. Sou guerreira.
Me pergunte quem eu sou. Sou afro-brasileira.
Não nego as minhas raízes, pois delas me orgulho.
Sou fruto dos ancestrais. Sou fé. Sou amor, sou mãe e companheira.
Mais uma vez eu digo que sou forte, sou guerreira, não fujo da luta. Hei de morrer assim.
Em nome dos deuses, até quando eles me calarem.
Porém deixarei lembrança desta luta alvissareira.
Grito, falo, choro, rio. Faz parte de mim.
Companheiros me acompanhem. Nós não podemos parar.
Se todos nós dermos as mãos, esta luta vamos ganhar.
E os nossos ancestrais contentes vão ficar.
Hoje é um dia muito lindo – É dia das agbás.
A todos boa noite, meu obrigado, meu odupé.
Em nome de Odudua e também de Oxalá.
São palavras de carinho, de Beata de Yemonjá.”
Livro: Mãe Beata de Yemonjá: guia, cidadã, guerreira / autor Haroldo Costa, Editora Garamound, Fundação Biblioteca Nacional, 2010, pág. 149
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.025, 27/07/2018, pág. 04


MENSAGEM 38

Quem canta reza duas vezes

“A música em si já tem grande importância em nossas vidas.
Não é diferente com os pontos cantados nos terreiros.
Quando ritmados, criamos uma cadência energética que nos transmuta a outras esferas vibracionais.
Ao entoarmos um ponto, depositamos toda nossa fé e energia nas letras, é como conversar com Deus; você abre seu coração, eleva seu pensamento, e cria-se uma camada de proteção sonora, onde todos que estão na mesma frequência, recebem as irradiações dos guias espirituais.
É através das mãos dos Ogãns, com seus toques certeiros, e das vozes dos curimbeiros, que os pedidos, quer sejam de súplicas, de sustentação, ou agradecimento, chegam ao alto.
Uma corrente mediúnica em harmonia, tornam-se mensageiros da espiritualidade.
Salve todas as curimbas!
Salve os Ogãns!”
Carine Fernandes da Silva
médium e morubixaba umbandista
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.039, 10/08/2018, pág. 06


MENSAGEM 39

Ser feliz

“A vida humana segue etapas semelhantes em seu aprendizado
constante e ininterrupto, felizes serão quantos puderem isto gravar
em suas mentes materiais de agora, para sua maior felicidade futura. Já sabemos que a morte não significa o termo de coisa alguma, porque a própria organização fisiológica recomeça a viver em novos organismos através da transformação que no túmulo se opera silenciosamente. Mas o Espírito, este apenas se transporta deste plano de vida material ao plano espiritual, onde continua a viver nas condições peculiares a esse plano, desfrutando o que de bom ou mal houver semeado no plano terreno. Certamente ali encontrará velhos amigos, parentes, conhecidos e até inimigos se os tiver, conhecerá a razão de muitos fatos em que foi parte e para os quais não encontrou explicação na Terra, e também se arrependerá amargamente de atos praticados em prejuízo de companheiros de jornada terrena, que poderia ter evitado. Arrepender-se-ão, sobretudo, muitos dos desencarnados, de não terem dedicado maior parte do seu tempo na Terra ao bem do próximo, assim como ao estudo e à meditação sobre a sua própria razão de ser.”
Espírito Irmão Tomé
(Médium Sr. Diamantino Coelho Fernandes)
Livro: As Forças do Bem, Editora Trinta e Três, 13ª ed. 2004, pág. 20
Gazeta de Limeira, Ano 88, n° 19.052, 24/08/2018, pág.04


MENSAGEM 40

Oxalá – A Fé

“(…) A Fé, na Umbanda, é um estado de espírito, pelo qual são realizadas as sessões de atendimento às pessoas necessitadas de auxílio espiritual e de orientação religiosa e doutrinária. É sinônimo de trabalho em prol do próximo. A fé é a consciência das faculdades que trazemos adormecidas em nosso íntimo, que precisam germinar e crescer. Ela é a principal via evolutiva, pela qual trazemos o céu para a Terra, sem precisar aguardar a morte do corpo físico, para chegarmos até Deus. Temos Ele vivo, vibrante, atuante e gratificante em nós mesmos.
A Fé se fundamenta em três pilares essenciais, que fortalecem o ser para que tenha bom êxito naquilo que quer, precisa ou pelo qual luta: crença, confiança e certeza. Na Fé não existem dúvidas; ou se crê ou não se crê. A crença é de foro íntimo de quem a tem e, se a temos, ela assegura o bom êxito dos nossos empreendimentos. Se confiamos em Deus, positivamente e com otimismo, atraímos as forças criadoras do Universo. Com a sólida certeza de que Deus existe e está presente em nossas vidas, magnetizamos essa condição de certeza e, quando nos entregamos a essa tarefa, ela será coroada de êxito. (…)”
Livro: Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista, Editora Madras, 1ª ed. 2006, págs. 102 e 103. Coordenadora: Lurdes de Campos Vieira. Supervisão: Rubens Saraceni.
Gazeta de Limeira, Ano 88, n° 19.066, 07/09/2018, pág.04.


MENSAGEM 41

Orar

“(…) Orar é conversar com Deus, e isto exige uma certa preparação interior. Devemos nos dirigir a Deus como a um amigo solene, mas sobretudo, como a um amigo QUERIDO. Orar é também um ato sagrado, exigindo portanto, uma disposição de ânimo, uma ritualística que transforme este instante místico de aproximação com Deus em algo sublime, que nos traga paz, que nos inspire amor, que nos eleve a alma, que facilite o estabelecimento desta ponte espiritual que nos liga a Deus; para isto, o ideal é podermos contar com um local apropriado, e nós usamos geralmente, o nosso Congá, nosso Templo. Prepara-se o ambiente queimando incenso, mirra, benjoim, iluminando com velas, reduzindo ou eliminando as luzes artificiais, para que tudo possa ocorrer com maior naturalidade.
Poderíamos comparar esta preparação com aquela que realmente realizamos quando aguardamos a visita de alguém importante, ou muito estimado, que há muito não vemos, ou de cuja presença nos orgulhamos. Nestes casos, sempre procuramos deixar a casa limpa, adornada com aquilo que sabemos ser do agrado de nosso visitante e, procuramos ter á mão, aquilo que possa ser ofertado a esse mesmo visitante, ou seja, naturalmente de seu máximo agrado. (…)”
Pai Ronaldo Linares, Orar é conversar com Deus!, Apostila do Curso de Formação Sacerdotal FUGABC, capítulo 07, pág. 256.
Gazeta de Limeira, Ano 88, n° 19.079, 21/09/2018, pág.04.


MENSAGEM 42

Vivenciar o Sagrado

“De alguma maneira, todos nos encontramos no pesado empenho de resgatar a grande e enigmática dívida que nos faz penar no decurso da nossa existência. As forças da natureza, a eternidade, as necessidades terrenas dos encarnados, o conforto espiritual, a passagem da vida para a morte, são alguns dos temas mais recorrentes com que a Umbanda está acostumada a trabalhar.
Expressão de uma fé tão intensamente arraigada no nosso inconsciente coletivo, fruto de nossa identidade cultural, a Umbanda interage com o universo místico, povoado de entes que vêm amparar os desvalidos. Sua peculiar ritualística é excepcionalmente rica em símbolos, cores, gestos, movimentos, sons e uma potente carga emocional.
Luz de velas, oferendas aos orixás, gestos extremados nos atos de devoção, olhares fixos e penetrantes, seriedade absoluta, gargalhadas, danças, jogos de corpo, movimentos inusitados do transe, conselhos, receitas de banhos com ervas, cantos, pontos riscados no chão, defumações, o bater marcante dos atabaques, o murmúrio das rezas: tudo em uma sucessão lancinante de emoções profundas, uma grande expressão do poder de penetração da alma humana. (…)”
Vagner Calzatti
Trecho do texto “Centenário da Umbanda”, projeto fotográfico para o SENAC, abril de 2008.
Gazeta de Limeira, Ano 88, n° 19.093, 05/10/2018, pág.06.


MENSAGEM 43

Preparar-se para a prática da Caridade

“É preciso que os aparelhos estejam sempre limpos, os instrumentos afinados com as virtudes que Jesus pregou aqui na Terra, para que tenhamos boas comunicações e proteção para aqueles que vêm em busca de socorro nas casas de Umbanda.
Pois bem, sejam humildes, tragam amor no coração, mas amor de irmão para irmão porque as vossas mediunidades ficarão muito mais limpas e puras, sutil a qualquer Espírito superior que possa baixar. Que os vossos aparelhos estejam sempre limpos, que os vossos instrumentos sejam sempre afinados com as virtudes que Jesus aplicou na Terra para que tenham boas comunicações, boas proteções, para todos aqueles que possam em busca de socorro nas nossas Casas de Umbanda, nas nossas Casas de Caridade em todo o Brasil.
(…) Fechai os olhos para a casa do vizinho; fechai a boca para não murmurar contra quem quer que seja; não julgueis para não serdes julgados; acreditai em Deus e a paz entrará em vosso lar. É dos Evangelhos (…).
Meus irmãos: sede humildes; trazei amor no coração para que pela vossa mediunidade possa baixar um Espírito superior; sempre afinados com a virtude que Jesus pregou na Terra, para que venha buscar socorro em vossas Casas de Caridade, em todo o Brasil (…).”
Espírito Caboclo das Sete Encruzilhadas
(Médium Zélio Fernandino de Moraes)
Gazeta de Limeira, Ano 88, n° 19.106, 19/10/2018, pág.04


MENSAGEM 44

A verdadeira oferenda

“Muitos médiuns vêm nos perguntar quais oferendas podemos dar no dia de determinado Orixá. Estamos agora passando uma receita básica que pode ser utilizada para qualquer Orixá ou Entidade.
Um pedaço (generoso) de fé, em estado rochoso, para que ela seja inabalável. Algumas páginas de estudos doutrinários, para que você possa entender as intuições que recebe. Um pacote de desejo de fazer caridade desinteressada em retribuição, para não “desandar” a massa. Junte tudo isto num alguidar feito com o barro da resignação e determinação e venha para o Terreiro. Coloque em frente ao Congá e reze a seguinte prece:
“Pai, recebe esta humilde oferenda dada com a totalidade da minha alma e revigora o meu físico para que eu possa ser um perfeito veículo dos teus enviados. Assim seja!”.
Pronto! Você acabou de fazer a maior oferenda que qualquer Orixá, Guia ou Entidade pode desejar ou precisar…
Você se dispôs a ser um médium.”
Espírito Caboclo Pery
(Médium Iassan Ayporê)
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.120, 02/11/2018, pág.06.


MENSAGEM 45

Parabéns UMBANDA! (15/11/1908 – 15/11/2018) 

Lei Federal nº 12644/2012 – Lei Municipal nº 5172/2013
110 Anos de Amor ao próximo, prática do Bem e da Caridade!
“A Umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade.”
Espírito Caboclo das Sete Encruzilhadas (Médium Zélio Fernandino de Moraes)
“Eu sempre compreendi a Umbanda como uma comunidade de corações profundamente veiculados a caridade com a benção de Jesus Cristo e nesta base eu sempre devotei ao movimento umbandista no Brasil o máximo de respeito e a maior admiração.”
Francisco Cândido Xavier
“A Umbanda é uma religião profundamente ecológica. Devolve ao ser humano o sentido de reverência face às energias cósmicas. Renuncia aos sacrifícios de animais para restringir-se somente às flores e à luz, realidades sutis e espirituais.”
Leonardo Boff
Comemore conosco o aniversário da Umbanda:
6º Dia da Umbanda em Limeira, data: 18/11/2018, horário: das 13 às 17 horas, local: Centro Comunitário da CECAP, Avenida Fausto Esteves, s/nº – Conj. Víctor D´Andrea – entrada gratuita – informações: (19) 98127-9128 – tupjaet@hotmail.com – realização: Confraria dos Pretos Velhos de Umbanda, Dirigente Espiritual: Evandro Fernandes.
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.132, 15/11/2018, pág. 04.


MENSAGEM 46

Nada na matéria é eterno

“Nada na vida é eterno. Nada na vida tem caráter duradouro, senão efêmero.
Por que te apegas tanto ao que de matéria existe se teu verdadeiro ser pertence a outros planos?
É bem verdade que buscas na Terra o conforto material para seus dias de experiência, mas será que não estás fazendo de seus dias uma busca pelo conforto? E se assim é, para que?
O que retirarás em essência para tua vida após?
Vive pois, mas lembre-se de seu aprendizado.
Lembra-te do estágio porque estás passando e faz dele proveito para viver na eternidade.”
Espírito Caboclo Arranca Toco
28/07/1981
Livro: Umbanda sem medo vol. II – Umbanda no século XXI, autor: Claudio Zeus, capítulo XI – Mensagens de Sabedoria, pág. 90, contato: http://umbandasemmedo.blogspot.com/
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.138, 30/11/2018, pág. 06.


MENSAGEM 47

Filhos e irmãos de caminhada

“Amados filhos e companheiros de jornada, sede benfeitores de vós mesmos, colocando-vos a altura da esperança e meta traçada por Jesus para cada um de vós.
Essa benfeitoria, filhos, é a marca do vosso progresso em demanda do mais Alto.
Lembrai-vos que sois chamados a servir ao vosso próximo, levando até ele a água, a mais pura possível, do aprendizado sadio, da cura e da esperança consoladora que o Evangelho nos proporciona.
Vede, filhos, como é fácil e gratificante essa busca. Trata-se de uma aventura do espírito, junto a vossos guias, nessa subida à montanha sagrada da caridade. Mas, não vos esqueçais que essa montanha só pode ser galgada pela disciplina, pelo estudo e pelo trabalho, meios de levardes a vós mesmos, como benfeitores de vossas vidas, e aos vossos irmãos, o equilíbrio e a harmonia preconizados pela busca ascensional, cuja marca maior é o amor.
No vosso Templo sede esses queridos benfeitores. Vós, e os irmãos do vosso lado, deveis atirar-vos no mutirão da fé, e trabalharem, de forma dinâmica, para a libertação, de vós próprios e dos irmãos que forem colocados em vossos caminhos mediúnicos, da ignorância, mãe de todos os vícios e sofrimentos.
Sois amados e amparados pelos Guias que vos escolheram, para que juntos sejam os arautos dessa libertação.
Amai-vos e crescei juntos, vencendo as dificuldades com o zelo da religiosidade, da fé e do amor. Assim sereis felizes e encontrareis, em vossas vidas, a verdadeira paz e alegria.
Abençoo-vos com carinho, sempre o pai e amigo.”
Espírito Caboclo Ventania de Aruanda
Médium Valdo (T.E. Cruzeiro da Luz) Fonte:www.genuinaumbanda.com.br
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.159, 14/12/2018, pág. 04.


MENSAGEM 48

A harmonia na louvação ao sagrado

“Os atabaques e os instrumentos auxiliares devem estar integrados, na mais perfeita sincronia musical.
Os Ogãs obrigam-se a aprender o maior número possível de ritmos, facilitando a harmonização entre canto e toque, pois é terrível ouvirmos uma melodia em que as palavras não se ajustam corretamente aos sons produzidos pelos instrumentos, sem contar que as vibrações a que elas se destinam sempre acabam sofrendo alterações que redundam em sérios problemas na ligação com os Seres de Luz. Para evitar esse tipo de contratempo, um bom conselho é o treinamento, ou seja, o ensaio habitual entre aqueles que fazem parte da curimba da casa.
O som produzido pelo bater das palmas também ajuda na marcação e produz uma forte irradiação no local. Assim, o bom senso determina que os integrantes da engira aprendam a acompanhar cada toque do Ogã, criando uma harmonia geral entre canto, instrumentos e palmas, completando o conjunto de sons que vibram com as forças dos Orixás.”
Sandro da Costa Mattos – Ogã Alabê da APEU – Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba, O Livro Básico dos Ogãs, Editora Ícone, 1ª ed, 2005, págs. 65 e 66.
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.172, 28/12/2018, pág. 04.


MENSAGEM 49

Faça o BEM

“Faça todo o bem que puder, sem visar recompensas. Tenha ânimo forte, através de qualquer prova ou sofrimento: confie e espere. Faça recolhimentos diários, pelo menos de meia hora, a fim de meditar sobre suas ações. Não conte seus “segredos” a ninguém, pois sua consciência é o templo onde deverá levá-los à análise. Não tema a ninguém, pois o medo é uma prova de que está em débito com sua consciência. Lembre-se de que todos nós erramos, pois o erro é humano e fator ligado à dor, ao sofrimento e consequentemente às lições com suas experiências. Sem dor, lições, experiência, não há carma, não há humanização nem polimento íntimo, o importante é que não erre mais, ou melhor, que não caia nos mesmos erros. Passe uma esponja no passado, erga a cabeça e procure a senda da reabilitação: para isso, “mate” a sua vaidade e não se importe, de maneira alguma, com o que os outros disserem e pensarem a seu respeito. Faça tudo para ser tolerante, compreensivo, humilde, pois assim só poderão dizer boas coisas de você.”
Espírito Pai Guiné de Angola (Médium W.W. da Matta e Silva), Livro: Umbanda e Quimbanda na palavra de um Preto Velho, Editora Freitas Bastos, 5ª ed. 1984, págs. 69 e 70.
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.185, 11/01/2019, pág. 04.


MENSAGEM 50

Defesa do Alabê

“Já que você deu licença pra esse nego falar,
Não duvide da cabeça que tem coroa ou cocar.
Nenhuma auréola resiste ao tempo sem se apagar,
Se não tiver a serviço de Deus ou de um Orixá.
Preto-Velho vem de longe, minha crença tem estrada.
Moço, exijo respeito, a sua voz é “macriada”!
Não seja tão leviano, respeite minha Aruanda!
Tem quase cinco mil anos de existência a minha banda!
Às vezes, corações que ‘creem’ em Deus
São mais duros que os ateus.
Jogam pedras sobre as catedrais
Dos meus deuses iorubás.
Não sabem que a nossa Terra é uma casa na aldeia.
Religiões na Terra são archotes que “clareia”!
Ah, essa nossa Terra é uma casa na aldeia.
Religiões na Terra são archotes que “clareia”!
Num canto da casa, quem com fervor procura ajuda,
Tem um archote de Buda
Pra iluminar sua fé.
Lá onde a terra pouco verdeia,
Pra não se perder na areia,
Tem que ter lá na candeia
A chama de Maomé.”
Trecho da Ópera Alabê de Jerusalém, compositor: Altay Veloso, direção: Bárbara Veloso e Fábio de Mello, Versátil Home Vídeo, 2005 – 2013.
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.199, 25/01/2019, pág. 06.


MENSAGEM 51

Mantenha o vidro límpido e transparente

“Quanto mais o médium é simplesmente vidro transparente, que não embaça a passagem da luz, melhor reproduz o espírito que está querendo se manifestar e falar.
Somos um canal direto de comunicação entre o mundo espiritual e material, e como tal, devemos estar em constante manutenção. Manutenção essa através de reforma íntima e cuidados, bem como, banhos, defumações e preces. Muitos atribuem a má conduta de um médium a sua casa de axé. É como culpar a porta de uma casa pela entrada do ladrão. A porta foi somente o meio ou a via de acesso utilizada para a realização do furto, por negligência e desatenção do dono da casa (o médium). Não adianta receber a doutrina e não colocá-la em prática.”
Carine Fernandes da Silva
médium e morubixaba umbandista
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.213, 08/02/2019, pág. 04


MENSAGEM 52

Por que as Entidades Espirituais estalam os dedos e batem no peito?

“As Entidades estalam os dedos para ativarem o MONTE DE VÊNUS, aquela parte gordinha da mão que está ligada à sensibilidade. Este gesto faz com que sejam ativadas as defesas do corpo astral através do chacra esplênico, que é o chacra responsável pela defesa do organismo e do aura.
Assim, quando estalam os dedos, as Entidades estão em verdade dando um impulso no corpo astral do Médium, facilitando o contato, e mesmo manipulando determinadas correntes em beneficio do aparelho ou do consulente.
Quando estão dando passes, as Entidades estalam os dedos para livrarem-se das energias negativas que retiram do campo áurico do consulente. Em geral, os “estalos” com os dedos atraem forças positivas enquanto os gestos feitos como “chicotadas” com os três dedos da outra mão servem para descarga.
Da mesma forma, quando as entidades batem no peito, fazem a mesma coisa no plexo cardíaco, visando equilibrar emocionalmente o médium, preparando-o para uma gira. Assim cada chacra desperta um processo diferente de forças no corpo astral, para que os médiuns possam aguentar uma gira com tantos problemas a serem resolvidos, visíveis e invisíveis.”
William Oliveira (Mestre Obashanan)
Dirigente Espiritual do Templo da Estrela Verde
http://estrelaverde.org/web/
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.227, 22/02/2019, pág. 04.


MENSAGEM 53

Ser Mulher… 

“Mulher… Teia da vida que fia retalhos prateados que nos une ao transcendental.
É o símbolo da contestação, da mulher sexualmente livre, do empoderamento.
Doce como água do rio, intensa, que transborda sentimentos.
A mulher é o espelho e a espada. Pode ser guerreira, líder e senhora do seu destino. É como o vento, em constante movimento. Por muitas vezes leve como a brisa, e agitada e perigosa como uma tempestade.
É o princípio criador, aquela que gera, a grande mãe. Seu corpo carrega axé!
Ser mulher é deixar de lado a falta de colo para ser porto seguro de alguém. É ser forte e ser frágil. É ser a heroína com coração de mocinha. É desempenhar quantos papéis for preciso e ter prazer em todos eles. É ter muitos medos, mas não se curvar diante de nenhum. É “estar” e “ser” onde e quando quiser. Ser mulher é desafiador, mas não há nada mais bonito!
Ser mulher é ouvir com abraço, sorrir com olhos, chorar com espírito e sonhar com ação.”
Carine Fernandes da Silva
médium e morubixaba umbandista
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.241, 09/03/2019, pág. 12


 

MENSAGEM 54

Pedido na Areia 

“Eu escrevi um pedido na areia
Pedindo a Zâmbi pra me socorrer
Eu escrevi um pedido na areia
Mas foi Mãe D’Água que veio me valer
E foi nas ondas do Mar
Que entreguei os meus problemas
E aprendi a confiar
Que todo mal não dura para sempre
E que a Paz é uma semente que precisa semear
E no horizonte de um mar tão infinito
Iemanjá me acolheu e meu deu um mundo tão mais bonito
Eu abri meu coração, ela me estendeu a mão
E entreguei meu caminhar a Iemanjá”
Ponto Cantado de Umbanda
Autora: Carmem de Nanã
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.254, 22/03/2019, pág. 04


MENSAGEM 55

Se queres ser feliz

“Não deixes que de teu coração partam para outrem sentimentos que não gostarias que partissem para ti;
Não deixes de “tocar a lama” se for em proveito de ti ou de alguém que o mereça;
Não recues diante das dificuldades senão por momentos, enquanto sabiamente te recuperas e aprendes como vencê-las;
Não deixes que de tua boca saiam palavras que levem o gume afiado da espada que fere;
Se nada tens de bom a dizer, cala-te sabiamente e reflete;
Não procures ouvir àqueles que de outros e da própria vida só trazem palavras amargas;
Eles são negativos e ao se achegarem a ti, procuram apenas alguém que com eles comungue em pensamentos e obras;
Procures ser sempre um instrumento de paz e concórdia;
Evites discussões que certamente te levarão a nada, principalmente com pessoas de ideias pré-concebidas;
O que eles querem é provar a si mesmos uma superioridade e segurança que não existe, e que no fundo, sabem ser uma real inferioridade. Eles alardeiam suas ideias em altos brados procurando convencer a si próprios de que carregam consigo a verdade das verdades;
Fales apenas o necessário e sobre assuntos de que tenha real conhecimento;
Combatas sempre que possível o ódio com o amor;
Evites deixar-te levar pelo rancor – ele só lhe trará distúrbios de consequências imprevisíveis;
Procura na tua fé, no teu credo, a comunhão com DEUS e com os exemplos deixados por seu filho amado, nosso mestre JESUS;
E desse modo… tu serás feliz!”
Espírito: Pai Congo de Aruanda
Livro: Umbanda sem medo vol. I, autor: Claudio Zeus, pág. 56
Gazeta de Limeira, Ano 88, nº 19.268, 05/04/2019, pág. 04

MENSAGEM 56

O Sagrado

“O Sagrado é a Espiritualidade universal, inerente a todos os Seres Humanos, corresponde à Essência de cada um de nós e transcende ao corpo físico, assim como a toda forma de energia. O Sagrado é, portanto, atemporal, adimensional — Eterno e Infinito.
Nossa consciência oscila entre a percepção das formas temporais e a percepção do Ser-em-Si, do Sagrado dentro de nós, que não tem forma, nem tempo. Infelizmente, nossa sociedade atual polariza-se na Realidade material, esquecendo-se da Realidade Espiritual, já não percebemos que a realidade material é apenas uma manifestação do Espírito e que, assim como teve início, terá fim.
A consequência direta da hipervalorização da forma em detrimento da Essência é que passamos a pautar nossos valores e relações sociais em função das diferenças aparentes que existem entre nós. Advêm daí os vários preconceitos e discriminações como os relacionados com a etnia, com o sexo, com a cultura, com o nível sócio-econômico, com a religião etc.”
Francisco Rivas Neto
Livro: Umbanda – A Proto-Síntese Cósmica, ed. Pensamento, 2008.
Gazeta de Limeira, Ano 88, n° 19.303, 11/05/2019, pág.14


MENSAGEM 57

Cultura de Paz

“A cultura da paz se edifica diariamente: na maneira como nos relacionamos com nossos semelhantes, como lidamos com as dificuldades e conflitos, na valorização do ser humano, do exercício do respeito e da tolerância. E, para que isto ocorra, é imprescindível deixar que os princípios da não violência regulem nossos posicionamentos, palavras e julgamentos. Talvez, dentre todos os processos envolvendo o ser humano, o mais complexo seja o relacionamento dele com ele próprio. Por se caracterizar um processo, as dificuldades se avolumam, não há um manual que nos conduza à convivência fraterna, pacífica em que os territórios são placidamente demarcados e respeitados. Nesse conflito são inseridas individualidades, competitividade, ganância, ânsia de comando, de liderança e de sujeitamento do outro. Portanto, tudo o que se anseie nesse campo da convivência, transita na esperança e não em dados palpáveis. A paz tem sido um dos grandes anseios da humanidade através dos tempos. Em nome dela, mata-se, agride-se, domina-se. Um dos passos primordiais para se pensar a cultura da paz, é promover práticas sociais que englobem as relações interpessoais, o estímulo à cooperação, a partilha, possibilitando a convivência, a tolerância, o respeito às diferenças de pensamentos, de culturas, classes sociais, raças, religião e diversidade. Que tenhamos coragem de por em prática tudo o que aqui ouvimos para construirmos a civilização do Amor!”
Padre Rene José de Sousa
Trecho da Palestra: “O diálogo como caminho de superação da intolerância religiosa e construtor de pontes entre irmãos”, realizada no dia 16/05/2019 na sede da Confraria dos Pretos Velhos de Umbanda – Limeira/SP.
Gazeta de Limeira, Ano 89, n° 19.316, 24/05/2019, pág.06


MENSAGEM 58

Onde estiver, seja Paz!

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.”
Nelson Mandela
Vamos juntos emanar respeito e amor ao próximo com muita Paz!
Participe da 6ª Caminhada Contra a Intolerância Religiosa em Limeira – Onde estiver, seja Paz!
Domingo 16/06/2019 – Saída às 9 horas da Prefeitura Municipal de Limeira – Edifício Prada – Jardim da Fonte e Chegada no Palco da Praça do Museu.
Realização: Fórum Inter-Religioso de Limeira.
Apoio: Prefeitura Municipal de Limeira, Fórum Inter-Religioso Estadual e Escola Legislativa Paulo Freire.
Maiores informações: fórum.interreligioso.limeira@outlook.com
Gazeta de Limeira, Ano 89, n° 19.324, 07/06/2019, pág.04


MENSAGEM 59

A importância do desenvolvimento mediúnico

“Quando um médium recebe orientação adequada e busca o contato positivo com entidades mais evoluídas (sem desprezar as outras, é claro) está buscando ajuda para a organização correta de sua guarda espiritual e, por consequência, de toda a sua vida espiritual e material pois, ao conseguir seu intento, terá a certeza de que estará entregando sua cabeça e a orientação dos menos evoluídos que o acompanham, para aqueles que realmente saberão o que fazer. Desse modo, se a cabeça recebe orientação de quem sabe fazê-lo, no instante da incorporação só entrará aquela entidade que realmente tiver de fazê-lo, pois toda a sua guarda estará trabalhando em comum acordo.”
Livro: Umbanda sem medo vol. III, autor: Claudio Zeus, pág. 23
Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.358, 05/07/2019, pág. 04


MENSAGEM 60

A prática da caridade

“É importante salientar que a prática da caridade, seja ela como for, tem por objetivo básico e subliminar, fazer com que o ser (encarnado ou não) se desprenda um pouco, pelo menos, de si mesmo e seus problemas e passe a ver todos à sua volta como humanos que nem ele, ao mesmo tempo em que faz ver aos caridosos que eles não são as piores pessoas do mundo – os esquecidos por Deus, em linhas gerais – por piores que se sintam.
Subliminarmente, então, praticar a caridade sem ansiar por retornos significativos de quaisquer espécies (até porque se não for assim não é caridade real chegando a ser às vezes pura demonstração de “bondade (?)”; em outras palavras VAIDADE) chega a ser um tratamento para aqueles que estão sempre centrados em seus próprios problemas e que por isto mesmo sofrem cada vez mais.”
Livro: Umbanda sem medo vol. IV, autor: Claudio Zeus, pág. 100
Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.378, 26/07/2019, pág. 04


MENSAGEM 61
 

Bem-vindo Agosto

“Mês de agosto é dedicado ao Orixá Obaluayê. Mês da quietude, do silêncio, da reflexão…
Orixá da vida, da evolução… O que você tem feito da vida? Está buscando conhecimento, se dedicando a espiritualidade e a reforma íntima? Ou se encontra na inércia, estagnado, esperando por um milagre ao qual não fez por merecer?
Obaluayê, um Orixá terra, nos remete as raízes ancestrais e nos estimula a criar vínculos e laços, bem como compromissos, nos mantendo em terra firme, com os pés no chão. O Orixá da cura, que nos envolve em sua energia telúrica, fazendo nos sentir filhos e abençoados.
Com sua pipoca que mais parecem delicadas flores, nos banha, retirando todas as mazelas que se agregam em nosso períspirito.
Se observe, se vigie. Não permita que negativas formas-pensamentos se alojem no seu mental. Perdoe, sinta-se grato, agradeça! Abra seu coração para as bênçãos desse maravilhoso Orixá.
Não deixem suas fraquezas gritarem mais alto que seu interior, sua essência!”
Carine Fernandes da Silva
médium e morubixaba umbandista
Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.392, 09/08/2019, pág. 04

MENSAGEM 62

O Meio Ambiente é Sagrado

“Deveis ensinar a vossos filhos que o chão onde pisam simboliza as cinzas de nossos ancestrais. Para que eles respeitem a terra, ensinai a eles que ela é rica pela vida dos seres de todas as espécies. Ensinai a eles o que ensinamos aos nossos: que a terra é a nossa mãe. Quando o homem cospe sobre a terra, está cuspindo sobre si mesmo.
De uma coisa temos certeza: a terra não pertence ao homem branco; o homem branco é que pertence à terra. Disso temos certeza. Todas as coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família. Tudo está associado.
O que fere a terra fere também os filhos da terra. O homem não tece a teia da vida; é antes um de seus fios. O que quer que faça a essa teia, faz a si próprio.
Mesmo o homem branco, a quem Deus acompanha, e com quem conversa como amigo, não pode fugir a esse destino comum. Talvez, apesar de tudo, sejamos todos irmãos. Nós o veremos. De uma coisa sabemos — e que talvez o homem branco venha a descobrir um dia: nosso Deus é o mesmo Deus. Podeis pensar hoje que somente vós O possuís, como desejais possuir a terra, mas não podeis. Ele é o Deus do homem e Sua compaixão é igual tanto para o homem branco quanto para o homem vermelho. Esta terra é querida Dele, e ofender a terra é insultar o seu Criador. Os brancos também passarão; talvez mais cedo do que todas as outras tribos. Contaminai a vossa cama, e vos sufocareis numa noite no meio de vossos próprios excrementos.”
Chefe Seattle (trecho do texto de sua carta, que, em 1855, respondeu à proposta dos EUA de comprar a terra dos índios).
Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.406, 23/08/2019, pág. 04

MENSAGEM 63
 

O terreiro da Natureza

“O encantamento da Vida que se executa no terreiro da Natureza, é a própria liturgia estabelecida pelo cerimonial executado na Natureza em festa, refletindo-se docilmente no ritual que todos os seres humanos comungam. O homem faz parte como peça de ritual no terreiro da Natureza, quando se apresenta com a sua personalidade para executar os atritos necessários aos organismos materiais, estabelecendo a grande magia propulsora que se torna em vibrações e forma o encadeamento de forças, permitindo a ligação perfeita entre todos os seres.”

Caboclo Mirim (médium Sr. Benjamin Figueiredo)

Trecho do texto “Umbanda – O Terreiro da Natureza”

Livro: A Tenda Espírita Mirim, organizador Diamantino Fernandes Trindade, Editora do Conhecimento, 1ª edição 2019, pág. 161.

Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.434, 20/09/2019, pág. 04


MENSAGEM 64

Mãe Senhora Aparecida

“A pior das pobrezas é a do espírito. É não perceber que pode brotar, florir, repartir… É se perceber vazio e ali estagnar. Onde há estagnação, não há vida.

Vida é rio, é cachoeira. Vida é soma de afluentes, mistura, tudo junto ganhando força e crescendo.

Sensível, protetora é a mãe que se comove com nosso sofrimento, se compadece de nossas dores. É a mãe que chora junto, generosa e doce.

Nos ensina que é preciso ter fé. Sempre! Mas é preciso mais… Vida exige atitude. Embarcar, jogar a rede de um lado, jogar do outro. Sem trabalho nada é possível.

Sagrada Mãe Oxum, de grande amor e ternura, nos proteja em seu manto sagrado e interceda por nós!

Salve Mãe Senhora Aparecida!

Saravá Mamãe Oxum!”

Carine Fernandes da Silva

médium e morubixaba umbandista

Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.455, 11/10/2019, pág. 04


MENSAGEM 65

Realizar o Sagrado

“Por fim, temos a humanidade terrena que ainda se digladia tentando fazer prevalecer a ideia de um sobre os outros, buscando a satisfação dos sentidos como forma de realização da personalidade temporal. Essa mesma humanidade necessita engajar-se neste processo de verticalização que conduz ao Sagrado, ao destino ultérrimo da nossa coletividade planetária.

Esperamos uma nova sociedade, condizente com a natureza sagrada de todos os seres. Reinará no planeta a Paz Mundial e viveremos a Felicidade também durante a vida terrena, pois o Sagrado não é algo para se almejar para depois da vida física, mas para se realizar hoje e aqui.”

Francisco Rivas Neto

Livro: Umbanda – A Proto-Síntese Cósmica

Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.469, 25/10/2019, pág. 04


MENSAGEM 66

Saravá Umbanda!

A Umbanda, religião brasileira, fundada em 15 de novembro de 1908 pelo espírito Caboclo das Sete Encruzilhadas, através de seu médium Zélio Fernandino de Moraes, completa hoje 111 anos de existência no plano físico.
Em homenagem a essa importante data, publicamos abaixo o Hino da Umbanda.

Hino da Umbanda
Refletiu a Luz Divina
Com todo seu esplendor
É do Reino de Oxalá
Onde há paz e amor
Luz que refletiu na terra
Luz que refletiu no mar
Luz que veio de Aruanda
Para tudo iluminar
Umbanda é paz e amor
Um mundo cheio de Luz
É força que nos dá vida
E à grandeza nos conduz
Avante filhos de fé
Como a nossa Lei não há
Levando ao mundo inteiro
A Bandeira de Oxalá

autor: J.M. Alves

Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.490, 15/11/2019, pág. 10


MENSAGEM 67

A magia na Umbanda

“A magia na Umbanda visa tão somente o soerguimento dos assistidos que estão em estados desesperadores onde de nada adianta noções de reforma íntima; nesse momento utilizamos de processos magísticos para soerguer, acalmar e equilibrar a quem nos procuram, num processo de reequilíbrio com a mãe Natureza, para depois os evangelizarmos. Muitas vezes a magia também é utilizada com grande eficácia quando um Guia Espiritual diagnosticava a presença de magias-negras, onde acionava uma contra magia eficiente.

Terminado esses períodos cruciantes, inicia-se todo o processo de transformação moral desse assistido.

Lembre-se: qualquer tipo de magia é tão somente um paliativo; o que realmente vai resolver o caso definitivamente, é a transformação moral e evangelização contumaz.

O que refutamos, é utilizar da magia para angariar favores espirituais, barganhar, imputar nossa vontade a outros, amarrações e aí por fora, todas práticas censuráveis. Nisso não acreditamos pelo fato de que se todo humano ou mesmo Espírito pudesse fazer o que bem entendesse com tudo na Terra, a humanidade estaria perdida. Não é bem assim.

Aliás, cremos no livre arbítrio e principalmente na Lei Divina que nos torna merecedores disso ou daquilo. Não é simplesmente realizando qualquer tipo de magia, que iremos encontrar a solução de nossos problemas.”

Padrinho Juruá

Livro: MAGIAS E RITUAIS DA UMBANDA – Volume I

www.umbanda.com.br

Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.510, 06/12/2019, pág. 04


MENSAGEM 68

Oferendas

“Não cremos que o simples ato de se efetuar uma entrega magística irá fazer que as forças da Natureza se coloquem ao nosso inteiro dispor para nos dar àquilo que desejamos. A manipulação de coisas materiais, com certeza, não será a chave que abrirá as portas de religação da pessoa com as Corporações Orixás e muito menos com a Espiritualidade Superior. Essa religação só é efetuada através do amor, dedicação, perdão, caridade, transformação moral e orações. Entrega é magia; como toda a magia, obedece a certos influxos energéticos desde a sua preparação, até a sua execução. Se estes itens não forem obedecidos, de nada adiantará realizar o fato.”

Padrinho Juruá

Livro: MAGIAS E RITUAIS DA UMBANDA – Volume I
www.umbanda.com.br

Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.550, 17/01/2020, pág. 04


MENSAGEM 69

O trabalho mediúnico no terreiro

O trabalho mediúnico só acontece porque as entidades espirituais, na sua bondade, se dispõem a se servir de nós, médiuns, para atender, aconselhar ou encaminhar aqueles que procuram o terreiro em busca de auxílio.

Para nós, médiuns, essa oportunidade é ímpar por ser um processo de equilíbrio e de aprendizagem. Ela necessita do desenvolvimento da nossa fé, da nossa capacidade de doação, da nossa humildade e da nossa capacidade de incorporar, nas nossas vidas, os ensinamentos das entidades que nos são transmitidos direta ou indiretamente.

Daí a necessidade de compreendermos o papel dos ritos e estarmos atentos às oportunidades de aprendizagem que estão presentes em todos os momentos da nossa vida diária, mas que se concentram no momento da gira devido ao clima propício que encontramos no terreiro. Assim, a gira, pelo seu forte componente espiritual, é um momento privilegiado dessa aprendizagem.

Apostila do Curso de Iniciação à Umbanda

Terreiro do Pai Maneco

www.paimaneco.org.br

Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.562, 31/01/2020, pág. 04


MENSAGEM 70

Fortaleza emocional

“Estar na Umbanda é encontrar a fortaleza emocional que ajuda cada um a superar as próprias provas cármicas. A lei do retorno é inexorável, e às vezes vivenciamos hoje dores dilacerantes que nos fortalecerão amanhã. Há situações que não são frutos desta encarnação, mas que precisamos resgatar para seguir adiante. Há de ser ter coragem e fé! Mesmo sangrando por dentro, permita-se caminhar na luz, pois você é parte de uma poderosa corrente astral, e não está sozinho! Nos momentos difíceis, diminua o ritmo, mas não pare. Esteja firme em seus ideais, mantenha um bom ânimo e otimismo, mesmo que circunstâncias adversas tentem te jogar para fora do jogo! Os guias de luz nunca esquecem dos seus filhos. Confie no tempo do plano astral, sempre!”

C.C.T. Sérgio Navarro Teixeira

Livro: Aluno de Mirim, Editora do Conhecimento, 1ª ed. 2020, pág. 59

Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.574, 14/02/2020, pág. 04


MENSAGEM 71

Cuide do seu templo vivo

“Viva a vida como ela se apresenta para você na sua verdadeira beleza, prezando conscientemente pelo seu corpo físico e espiritual. Não se esqueça que as cicatrizes do corpo físico logo saram, mas as cicatrizes da alma cada um carregará pela eternidade. Zele também por sua alma enquanto lhe sobra tempo nesta fase corpórea. Leia o livro da sua própria existência todo dia.”

Espírito Caboclo Mirim (Médium C.C.T. Benjamin Figueiredo)

Livro: Aluno de Mirim, Autor: C.C.T. Sérgio Navarro Teixeira, Editora do Conhecimento, 1ª ed. 2020, pág. 84

Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.585, 28/02/2020, pág. 04


MENSAGEM 72

Tempo e Maturação

“Sabemos que cada homem possui o direito absoluto de liberdade, mas, para o uso dessa liberdade é necessário que haja o tempo e o espaço suficiente. Neles se expandem para verificar que não têm limites, porque ele é o princípio sublime de um fim perfeito.”

Espírito Caboclo Mirim (Médium C.C.T. Benjamin Figueiredo)

Livro: Aluno de Mirim, Autor: C.C.T. Sérgio Navarro Teixeira, Editora do Conhecimento, 1ª ed. 2020, pág. 92.

100 anos da primeira manifestação do Caboclo Mirim 12/03/1920 – 12/03/2020.

Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.597, 13/03/2020, pág. 04


MENSAGEM 73

Prece de Cáritas

Deus nosso Pai, que Sois todo poder e bondade, dai força àqueles que passam pela provação, dai luz àqueles que procuram a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.

Deus, dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.

Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão, o pai.

Senhor, que a Vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.

Piedade, Senhor, para àqueles que a Vós não conhecem, esperança para àqueles que sofrem.

Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores, derramarem por toda à parte a paz, a esperança e a fé.

Deus, um raio, uma centelha do Vosso amor pode abrasar a Terra, deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lagrimas secarão, todas as dores se acalmarão.

Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos.

Oh! Poder, Oh! bondade, Oh! beleza, Oh! perfeição, e queremos de alguma sorte alcançar a Vossa misericórdia.

Deus, dai-nos a força de ajudar no progresso a fim de subirmos até Vós, dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão, dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se deve refletir a Vossa Santa e Bendita imagem.

Que assim seja!

Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.609, 27/03/2020, pág. 04


MENSAGEM 74

Viva

“Permita-se uma renovação interna, perdoe, ame e siga no caminho da elevação espiritual.

A passagem para essa renovação por vezes é sofrida, a dor faz com que o aprendizado fique marcado em nossa alma. Quando já sofremos, passamos a ver com mais atenção e carinho o sofrimento do outro.

A felicidade vem quando o nosso entorno também vibra felicidade. Sejamos então, bálsamo na vida do próximo.

Levar atenção, amor, fraternidade, caridade e respeito a quem necessita é uma via prazerosa e de grande oportunidade de aprendizado mútuo.

Seguir no aprendizado constante e agradecer sempre o grande presente de Deus que é a Vida.

Salve o Mestre Jesus! Salve Oxalá!

Saravá fraterno!”

Evandro Fernandes

Dirigente Espiritual Umbandista

Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.627, 18/04/2020, pág. 04


MENSAGEM 75

 Saravá os Pretos Velhos!

“Preto Velho senta no toco

faz o sinal da cruz

Pede proteção a Zâmby

para os filhos de Jesus

Cada conta do seu rosário

é um filho que aí está

Se não fosse os Pretos Velhos

eu não sabia caminhar.”

Ponto Cantado de Umbanda em homenagem ao mês dos Pretos Velhos.

 Gazeta de Limeira, Ano 89, nº 19.642, 08/05/2020, pág. 04


MENSAGEM 76

 Ter fé

“Ter fé é conviver com Deus e usufruir de sensações que só o amor, através da convivência humana, poderá proporcionar.  Palavras rudes, olhares frios, indelicadezas e impaciência estão nos caminhos dos que se afastam de Deus.  Mas ainda assim, sempre será tempo de regressar e retomar o rumo certo.

Em tempos de crise como vivemos agora, distantes de pessoas que amamos, privados do convívio social tão necessário e valoroso, impedidos de coisas simples, mas que proporcionam um bem-estar indispensável como caminhar despreocupadamente, tomar sol, fazer exercícios, passear com os pets, etc. Muitos se desesperam e procuram apoio em caixas de remédios, nas garrafas de bebidas, nos maços de cigarro… E há ainda os que perdem o controle e descontam nos mais próximos.  Outros aproximam-se ainda mais da espiritualidade.  Entregam seus corações e suas mentes às orações e conseguem manter o equilíbrio necessário para suportar, pois sabem que não há mal que nunca acabe.  Períodos iguais a esse já foram vividos em outras épocas e estamos aqui hoje para aprender a superar tudo isso.

Há ainda os desgarrados que, por vários motivos acabaram se esquecendo dos benefícios da oração.  Falta de tempo, vida próspera, dinheiro em abundância, desalento ou revolta são, muitas vezes, a razão para esse distanciamento.  Porém, quando a dor, a preocupação demasiada, as perdas ou o desespero assola a alma de alguém que tenha algum credo, a fé é o que a resgata das trevas e lhe dá o conforto necessário para continuar sua caminhada.

Portanto, acredito que ter fé é escolher um caminho dentro de si e seguir por ele até alcançar a luz que todos buscam no dia que terminar seu ciclo.  A cada um cabe a busca desse caminho, pois não existe uma única forma de orar, de caminhar ou de crer.  Escolha um caminho e semeie com as flores que mais gostar.  Regue-as constantemente.  Cuide para que floresçam e se multipliquem.  Colha-as e as distribua durante sua caminhada.  Você se espantará com o resultado!”

Maria Aparecida Linares

Trecho do texto: A difícil arte da fé em tempos de COVID-19 – disponível no site: santuariodeumbanda.com.br

 Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.654, 22/05/2020, pág. 04 


MENSAGEM 77

 Vidas Negras Importam

“Em nosso dia-a-dia temos a falsa impressão de que violências e violações de direitos relacionados a cor da pele praticamente não existam, talvez pela dificuldade em se reconhecer como racista.

Até quando teremos que insistir na frase de que vidas negras importam? Até quando teremos que explicar que discutir sobre os efeitos do racismo para a vida das pessoas negras não é “mi mi mi”? Pessoas negras sofrem e morrem todos os dias e o que estamos fazendo para mudar essa triste realidade?

Hoje em dia não há mais o chicote, mas ainda há o patrão, o sinhozinho… Existe alforria, mas de alguma forma, suas vidas ainda não lhes pertencem… E infelizmente ainda existe a Casa Grande e Senzala, ainda que maquiados de formas diferentes…

O racismo é resultado de uma sociedade limitada, onde a inteligência e o amor estão cada dia mais escassos.

Racismo é crime e deve ser realmente combatido. Precisamos validar a dor e lugar de fala de quem sofre, além de acolher e praticar a empatia.”

Carine Fernandes da Silva

médium e morubixaba umbandista

Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.665, 05/06/2020, pág. 04


MENSAGEM 78

Saravá Maria! Saravá Oxum!

“Mãe Maria Santíssima é a Estrela da Umbanda. A sua vibração materna, a invocação de seu poder divinal está nos lábios, no coração e no trabalho de todos os Guias Espirituais; nos trabalhos dos Caboclos, na oração e trabalhos dos Pretos-Velhos. Está enfim, em todas as atividades umbandísticas sérias, pois ela é o braço materno da misericórdia Divina a acolher os filhos que chegam com suas dores e problemas, e os encaminham amorosamente ao médico Divino que é Jesus, o Divino Pai Oxalá, seu amado filho.

A Umbanda venera, ama e concentra suas irradiações debaixo da bênção materna dessa Mãe Santíssima. Maria é a Mãe que nos ajuda na subida ao monte da perfeição, pela reforma íntima e trabalho assíduo em viver o Evangelho de Jesus.

Todo umbandista, nesta festa (religiosidade) de fé e alegria com a presença querida desta Mãe Santíssima, ouve e bebe suas palavras dirigidas aos nossos corações, vindas dos textos evangélicos, nas Bodas de Canaã: “Fazei tudo que Ele (Jesus) lhes mandar”.”

Padrinho Juruá – As Origens da Umbanda I

 Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.676, 19/06/2020, pág. 04


MENSAGEM 79

Senhora da Luz Velada

“A Umbanda, seja qual for a denominação aplicada – popular, esotérica, carismática, omoloko etc. -, é simplesmente a Umbanda, com ritualísticas diferentes.

A essência da espiritualidade pode estar travestida de diversas maneiras; o importante para o Plano Astral é que sejam atingidos os objetivos de determinada comunidade e, pouco a pouco, de maneira simples e não contundente, sejam descortinados os véus da Senhora da Luz Velada, para que, por meio do esforço, do amor e da dedicação, a percepção do sagrado possa ser desenvolvida, dentro e fora do indivíduo, e ele se torne um ser mais consciente de si mesmo.

Como diz mestre Itaoman: “Não existe, para o momento atual, verdade absoluta pois até mesmo um relógio parado está certo duas vezes ao dia”.”

Diamantino Fernandes Trindade – Manual de Umbanda para Iniciantes, Sattva Editora.

 Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.700, 17/07/2020, pág. 04


MENSAGEM 80

Prece

“A prece é o passaporte

Que nos abre o caminho,

Alivia nossa alma inquieta

Nos acalmando com carinho. 

 

A prece, quando verdadeira,

Sai do fundo do coração,

Expressa todo sentimento,

Fé, amor e perdão.

 

Orar não é só se humilhar,

Nem gritar, esbravejar,

É com sentimento puro,

Saber louvar, pedir e agradecer.

 

Em silêncio podemos pedir,

Em nosso quarto sem ninguém ouvir

E Nele então mansamente pensar,

Deixando o sentimento fluir.

 

Aos poucos a paz vai chegando

E o coração se enche de alegria,

A alma, antes triste e vazia,

Passa a sentir o Deus que já existia.”

Autor: Paulo Mendes Corrêa, Livro: Mensagens em Poesias

 Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.712, 31/07/2020, pág. 04


MENSAGEM 81

Sem preconceito

“As entidades estruturais, que plasmam o triângulo fluídico mantenedor da umbanda, do Espaço para a Terra, são os caboclos, pretos velhos e crianças. Além deles, aglutinam-se “à volta” do movimento umbandista, fortalecendo a mensagem libertadora do Cristo Cósmico e as leis universais, equânimes para todos como o raio do Sol que não distingue telhado em dia invernal, todas as formas que servem de veículo da consciência para os espíritos nas diversas latitudes siderais.

Desde seu surgimento numa sessão de mesa, quando foi verbalizado pela primeira vez o vocábulo “umbanda”, com toda a sua sonoridade mântrica associada ao mediunismo, seus mentores do Espaço foram insurgentes contra a exclusão, na época, dos negros e silvícolas, proibidos que eram pelos dirigentes encarnados de se manifestarem, além de não autorizarem a passividade dos médiuns para espíritos que se apresentassem como dessas raças, taxados por eles de inferiores e primitivos.

Assim, suas bases são alicerces evolutivos que incluem, sem preconceitos raciais espiritistas, todas as etnias excluídas por outras religiões: negros, escravos, brancos, amarelos, nativos e imigrantes na pátria brasileira, descendentes de todos os povos do orbe terrícola.”

Espírito Ramatís – Médium Norberto Peixoto

Livro: A Missão da Umbanda

Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.724, 14/08/2020, pág. 04


MENSAGEM 82

E a primavera chegou…

“O mês de setembro nos traz flores e cores. Um dos meses mais festivos e alegres que, nesse ano, veio marcado por incertezas e tristezas de uma Pandemia.

Não permita que seu lado infantil, sua doçura e pureza sejam apagados. Deixe renascer a bondade, o amor e gratidão pela vida.

As crianças se divertem de um jeito diferente… Elas levam mais a sério a missão de serem felizes.

O ambiente se torna leve, alegre e descontraído com as crianças. A magia dos erês aquece os corações e renova as esperanças.

Que a inocência e simplicidade dessas crianças do astral acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, repouse também em nosso coração.

Salve São Cosme e São Damião!

Onibejada!”

Carine Fernandes da Silva

médium e morubixaba umbandista

 Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.742, 04/09/2020, pág. 04


MENSAGEM 83

Bênçãos

“Que a Sagrada Corrente Astral de Umbanda, através do Meigo Sr. Jesus e seus Emissários de Luz possam nos abençoar através da Santíssima Mãe! Rogai por nós Santa Mãe de Deus, na intercessão de todos os seus filhos abnegados e pelo mundo inteiro.

Saúde, Força, Fé e Luz para todos! Salve!!!”

Edison C. Oliveira

Templo Umbandístico Choupana do Caboclo Beira Mar

www.facebook.com/Aranyara

Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.758, 25/09/2020, pág. 04


MENSAGEM 84

Ora Ie Ie ô

“Divina Mãe do amor, da beleza, da doçura e do acolhimento. Representação da sensibilidade, da delicadeza e da paixão para motivar a essência da vida.

Assim é Oxum… Mistério Divino encantador que carregamos em nosso íntimo. Grande Mãe, que assim como Aparecida, intercede por nós nos momentos de aflição e dor.

Vivemos Oxum quando respeitamos o poder gerador e da vida, quando amamos nossos irmãos e temos empatia por cada um deles.

Que o amor seja constante em nossas vidas. Que possamos amar a tudo que existe.

Salve Mãe Sagrada de Umbanda!

Salve Mãe Aparecida!”

Carine Fernandes da Silva

Médium e Morubixaba Umbandista

Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.770, 09/10/2020, pág. 04


MENSAGEM 85

Tomada de decisão

“Decidir nem sempre é tão fácil como parece, requer desprendimento, autoanálise e imparcialidade.

Decidir não aceita o comportamento gerado pela imprevidência e impulsividade, requer conhecimento das circunstâncias decorrentes das suas escolhas, podendo ocasionar situações indesejadas a você e a todos que fazem parte da sua vida.

Decidir por uma mudança de postura que está vivenciando, requer muita calma diante das novidades, sejam elas boas ou não tão boas como foi planejado.

Decidir para melhorar o cenário, o ambiente da vida, tanto material como espiritual, requer o conselho sereno de amigos astrais que há muito tempo decidiram por você, por gostar de você e por desejarem o melhor para você.

Decidir para encontrar a felicidade nesse mundo, seja pela mudança de atitudes, de lugar, de emprego, de companhia, de colegas e amigos, do modo de ser, requer a reflexão da consciência no seu mais alto grau, para que a escolha seja perfeita para a sua alma, para com os seus contatos espirituais, e para que o encontro íntimo consigo mesmo seja seguro e duradouro.”

Vovó Maria Conga, Wilson Rivas

Fonte: www.facebook.com/TUOCPBRJ

Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.787, 30/10/2020, pág. 04


MENSAGEM 86

Parabéns Umbanda 112 anos!

“Se é preciso que eu tenha um nome, digam que sou o Caboclo das Sete Encruzilhadas, pois para mim não existirão caminhos fechados. Venho trazer a Umbanda, uma religião que harmonizará as famílias e que há de perdurar até o final dos séculos.

Haverá uma mesa posta a toda e qualquer entidade que queira ou precise se manifestar, independente daquilo que haja sido em vida, todos serão ouvidos e nós aprenderemos com aqueles espíritos que souberem mais e ensinaremos àqueles que souberem menos e a nenhum viraremos as costas e nem diremos não, pois esta é a vontade do Pai.”

Caboclo das Sete Encruzilhadas, manifestado em Zélio Fernandino de Moraes, em 15 de novembro de 1908 – História da Umbanda.

Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.798, 13/11/2020, pág. 04


MENSAGEM 87

Amor – Renúncia e Caridade

“Concebemos a Lei de Umbanda como a parte atuante na Terra, das Hierarquias Constituídas. Interpretamos a Lei de Umbanda como o movimento destas Hierarquias Constituídas que originam mensageiros ou trabalhadores espirituais que são os espíritos chamados de “Caboclos e Pretos-Velhos”, Orixás Intermediários, Guias e Protetores e que, portanto, representam a Lei de Umbanda.

O caminho que nos apontam é o do Amor, no duplo aspecto da Renúncia e da Caridade, não por nossa palavra apenas, pois nos consideramos muito aquém deste Amor-Renúncia. Traduzimos a palavra como simples e despretensioso veículo destes “Caboclos e Pretos-Velhos” que muitos desprezam, pensando serem eles calapalos ou xavantes ou pobres negros africanos egressos de encarnações recentes, pois que só pensam ou têm em mente a visão de “mestres orientais”, sem quererem dar crédito quando afirmamos que estes mestres são os mesmos que se envolvem em outras roupagens. Eles não fazem escolhas pessoais, quando se trata de fazer a caridade ou incrementar a evolução das coletividades humanas.

Sabiamente se adaptam à mística, pelo relevo moral e espiritual, étnico, místico, social e religioso de cada povo ou raça.

O objetivo é atingir o estado de renúncia, porque é a forma de dinamizar a própria matéria orgânica, pelas vibrações do espírito, nos aproximando do Cristo, realizando gradativamente o Cristo em nós.”

 W.W. da Matta e Silva

Livro: Mistérios e Práticas na Lei de Umbanda

 Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.809, 04/12/2020, pág. 04


MENSAGEM 88

Equilíbrio e Paciência

“Viver para ser útil, auxiliando seu irmão a caminhar: Assim se pratica a Escola da Vida!

Um ser humano equilibrado, mental e emocionalmente, está em condições de ser um bom veículo para os Missionários do Astral.

Há um tempo de semear e outro de colher, ou como diz o antigo ditado oriental: “Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece”.

A paciência é o verdadeiro e único evangelho que realmente proporciona condições materiais no homem. Um princípio sadio do seu despertar.”

Caboclo Mirim, Livro: Aluno de Mirim, Autor: C.C.T. Sérgio Navarro Teixeira, Editora do Conhecimento, 1ª ed. 2020.

compartilhado de: Beatriz Polo / tendaespiritaluzdemaria

Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.827, 18/12/2020, pág. 04


MENSAGEM 89

A MISSÃO DA UMBANDA*

“Boa noite!

A missão da Umbanda é socorrer todos aqueles que necessitam, sem exceção. Isso vale para encarnados e desencarnados. É um ponto de luz neste mundo, nesta História, no momento em que vivemos. “Mas, Seu Zé, assim não deveriam ser todas as religiões?” Sim, e Seu Zé não fala mal de nenhuma, mas muitas se perderam em dogmas, em pompas e, aos poucos, se recuperam para prestar o serviço para o qual vieram.

Religiões são formadas a partir de crenças comuns, culturas, línguas, rituais e outras situações, mas a Espiritualidade não tem amarras, não se prende a templos, não se prende a dogmas, não se prende a leis. O espírito é livre, livre para criar, proteger, amar e perdoar.

A Umbanda veio para todos, especialmente para os mais pobres, daí o sentido da gratuidade. Gratuidade que não é apenas não se cobrar o pataco**, mas também se doar com amor, com devoção, tendo as portas abertas dialogando e respeitando cada qual como é. Assim é a Umbanda e assim ela crescerá cada vez mais. Já passou por muitas fases difíceis. Crescer não é a quantidade, mas a possibilidade de estar onde se necessita. Como Seu Zé já disse em vários momentos, não adianta abrir tantos templos sem a responsabilidade, a firmeza e o apontamento. Abrir a Umbanda ao mundo significa que cada médium, cada trabalhador seja, inclusive, encarnado ou desencarnado, é um verdadeiro templo, com seus defeitos, com as suas qualidades, com as suas particularidades, e permite que a partir desse templo jorre a Luz Divina para todos. Não se trata, portanto, de uma competição, de abrir filiais comerciais mundo afora. Não. A Umbanda não se trata disso. (…)”

* Trecho da psicofonia de Seu Zé Pelintra das Almas em 16/5/2020. Médium: Ademir Barbosa Júnior (Pai Dermes de Xangô).

**Dinheiro.

Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.849, 15/01/2021, pág. 04


MENSAGEM 90

“Umbanda é paz e amor… Um mundo cheio de luz…” *

“Um grande gesto de solidariedade e amor é ouvir o que o outro tem a dizer. Quando ouvimos o que nossos irmãos têm para compartilhar conosco, fazemos o bem. Cada um vive a própria espiritualidade individualmente, cada um compreende e conhece a sua conexão com o sagrado.

A intolerância religiosa revela a face mais cruel e atrasada da nossa sociedade. Cada vez mais a escolha de uma religião, principalmente a de matriz africana, se torna um ato de resistência contra o preconceito e a ignorância.

A melhor forma de respeitar a fé alheia é exercitar a compaixão e buscar informações sobre as outras religiões de coração aberto. Sem liberdade de culto, não teremos liberdade alguma!

Saravá Fraterno!”

Texto de Carine Fernandes da Silva, representando a Umbanda, para compor vídeo de mensagens dos diversos segmentos que formam o Fórum Inter-religioso de Limeira, em razão do Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa – 21 de Janeiro.

Link: www.youtube.com/watch?v=Aot5vDjtZtk&feature=youtu.be

* Trecho do Hino da Umbanda

Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.861, 29/01/2021, pág. 04


MENSAGEM 91

Apenas a Caridade

“(…) Por esses motivos começamos a desenvolver a Umbanda, sem preconceitos, sem diferença entre indivíduos, com muito amor, caridade e sem esperar nada, mas nada mesmo em troca!

Isso é a Umbanda que eu plantei e que tem que ser vista como o pronto socorro para os seguidores das outras religiões.

Quando uma pessoa se machuca e quebra um braço, por exemplo, ela é levada imediatamente ao pronto socorro, onde, sem demora, sem mais perguntas é atendida, volta uma ou duas vezes para ver como está a fratura, depois ela retira o gesso e some do pronto socorro. Some, mas sempre se lembrará que, em uma situação difícil poderá voltar e, com certeza, será atendida novamente.

Pois bem!

Isto deve ser feito também nos Terreiros de Umbanda, onde muitas pessoas de várias religiões acabam vindo em momentos de desespero, recorrendo ao “pronto socorro espiritual” onde, sem nem mesmo se converter a nossa religião, deverá ser atendida com o mesmo carinho e atenção que qualquer outro frequentador deles. Ela também poderá ter que voltar 2 ou 3 vezes para finalizar o tratamento e depois também sumirá. Mas no fundo de seu coração será sempre

grata e sabe que se um dia precisar as portas estarão abertas a ela. (…)”

Gabriel Malagrida

Psicografia recebida por Joãozinho Galerani, Dirigente do Terreiro da Vó Benedita – Campinas. Trecho do texto publicado no Jornal Nacional de Umbanda – Edição 21, 25/09/2011.

Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.873, 19/02/2021, pág. 04


MENSAGEM 92

Sem amarras

“Em algum momento de sua vida você já se permitiu refletir sobre as questões da vida e religiosas se despindo dos seus conceitos e pré conceitos, se despindo da sua vivência e das suas verdades? Já se permitiu olhar o espiritual sobre outra ótica? Se a resposta for não, faça esse exercício, esqueça por um minuto todas as suas convicções e dê liberdade para sua mente pensar em todas as outras possibilidades, dê liberdade para o seu coração sentir outras verdades. Porém se a sua resposta for sim, se você já se permitiu olhar o espiritual de forma mais abrangente você já se deu conta que as verdades são puramente subjetivas, você já se deu conta que a espiritualidade é algo muito maior e muito mais abrangente que o pequeno círculo visional que podemos enxergar e aceitar. Se você já se permitiu enxergar, já percebeu que as separações religiosas são puramente físicas e que cada grupo religioso só se forma separadamente por dogmas e doutrinas porque nossa carne necessita dessa setorização para absorver as missões que adquirimos, que as diferenças físicas e genéticas não servem para nos separar e nos classificar, mas para trazer a vivência da carne novos pontos de vista, nós não somos, nós estamos! E quando entendemos que aqui apenas estamos, entendemos que lutar e guerrear por esta condição é apenas uma forma de retardar nosso processo evolutivo. Fomos ensinados nessa terra a ter convicções, a lutar por elas, a se impor por elas, pois isso nos torna fortes e seguros de quem somos, mas já pararam pra pensar o que serão dessas convicções quando partirmos desse plano? As convicções terrenas de nada servem no astral, a não ser para nos fazer enxergar que nada sabemos ainda… Para a espiritualidade as amarras não existem, para a espiritualidade as separações não existem, não existem vítimas e algozes, quem somos realmente é a soma das ações que tomamos, somos aquilo que causamos a nós mesmos. A vida terrena é apenas uma pequena fase de um espírito, um pequeno instante de sua existência e pela falta proposital dessa visão geral, o espírito encarnado se perde em sua própria humanidade, brigando pra ser reconhecido como quem está e se esquece de tentar entender quem realmente é e será.”

Um sopro de entendimento de vó Joaquina de Aruanda.

fonte: facebook.com/Grupo Estudos De Umbanda Ofc

 Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.891, 05/03/2021, pág. 04


MENSAGEM 93

Cultive a Paz

“A cultura de paz já está na maioria dos textos; ela ainda não está é na maioria dos corações.  Ela é um desejo jurídico, um ideal de civilização, uma projeção de comportamento.  Mas ela ainda não é uma prática de todas as pessoas.”

Leandro Karnal

Livro: O Inferno Somos Nós – Do Ódio à Cultura de Paz, autores: Leandro Karnal e Monja Coen, editora: Papirus 7 Mares, 2018, págs. 58 e 59.

Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.931, 23/04/2021, pág. 04


MENSAGEM 94

Liberdade

“Como é bom poder estar diante de ti, das suas flores, de tantas cores e amores.

Poder sentir o seu cheiro, a sua essência tão pura e verdadeira, que dispensa qualquer slogan de comerciais, cheio de ilusões, mentiras e besteiras.

Poder ouvir o cantar dos seus pássaros voando livremente e pousando nos seus galhos, sem grades e sem correntes.”

Mita

Poeta, Movimento Negro, Limeira/SP

Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.948, 14/05/2021, pág. 04


MENSAGEM 95

Plante

“Conheço uma pessoa que está sempre dizendo: “Os exemplos arrastam.”

Verdade. Para o bom ou nos enterra no buraco.

Falávamos de uma provável promoção no trabalho de um amigo comum, em plena pandemia.

Pessoa jovem, órfã e pobre, lutou com todas as forças que tinha e já obtivera estudos o suficiente para o quê desejava. Nunca era visto em festinhas, gastando além da conta ou pondo suas economias fora com qualquer inutilidade. Seu esforço sempre foi tamanho, como o sujeito que quer derrubar um edifício com uma simples pedrinha.

Finalmente estava sendo notado. E ia colher a primeira fruta de seu grande sacrifício, de sol a sol.

E quando me contou, disse: “Sei da proteção dos Guias mas, também sei que quando ela chega, precisa encontrar alguém que plantou lá atrás. Porque senão, ela passará por você sem te encontrar.”

Sorri, ouvindo sua história. Esse aprendeu.”

Miriam de Oxalá

Tenda de Umbanda Ogum e Oxalá – www.institutocaminhosoriente.com

 Gazeta de Limeira, Ano 90, nº 19.960, 28/05/2021, pág. 04


MENSAGEM 96

Saravá Xangô!

Se eu errei

Aqui estou

Pedindo maleme

Meu Pai Xangô

Mandai a faísca de um raio

Pra me iluminar

Segura pedra na pedreira

Não deixa rolar

Xangô

Kaô, meu pai

Os seus filhos bambeiam

Mas não caem

Ponto cantado em homenagem ao Orixá Xangô

 Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 19.983, 25/06/2021, pág. 04


MENSAGEM 97

Correnteza

“Ando só em suas trilhas, mesmo estreitas, com tantas curvas, descidas e subidas, mas sei que são sinceras e verdadeiras. Tiro os meus sapatos e fico descalço em suas terras, sinto toda energia que brota dela.

Uma terra tão fértil, onde tudo que plantarmos, com amor, nos dará. Mas a gente, em nossa extrema ignorância, insistimos em destruir o que ontem nos alimentou, hoje e amanhã nos libertará.

Ando sem pressa, ergo minha cabeça, fecho meus olhos e sinto essa brisa bater em meu rosto. Brisa essa que me faz esquecer de toda correria, do sufoco do dia a dia.

Sempre corremos atrás de mais e mais bens materiais. No desespero, corremos atrás do dinheiro e a gente nem se dá conta que, afinal de contas, o pão que eles nos dão nunca está inteiro.

Chego em suas cachoeiras e vejo águas tão belas, correndo livres, batendo nas pedras e me recebendo como a um abraço eterno. Mesmo se isso arrancar pedaços e deixá-los espalhados pelo caminho, como aquele abraço dado na despedida, que um dia, o coração deixou ferido.

E lá na frente, um rio de água cristalina se formará e toda a dor do coração, como as suas águas que nunca cessam, irá passar.”

Mita

Poeta da Rua, Movimento Negro, Limeira/SP

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.000, 16/07/2021, pág. 04


MENSAGEM 98

Passei da fase

“Conversava hoje de manhã.

Acho que já passei de fase.

Passei da fase de achar que aquilo que eu incorporo, não é um espírito.

Passei da fase de me arrastar, morrendo de preguiça, em ir ao terreiro trabalhar por todos.

Passei da fase de querer chantagear o Santo do tipo “se ele não der o que eu quero, deixo tudo para trás”.

Deixei de dizer que eu sou a maior ou melhor, deixando que Eles me julguem dentro de seus critérios. Bem diferentes dos nossos, com certeza.

Deixei de ouvir uma mensagem e deixar para fazer o que o Guia quer em um mês qualquer, lá adiante. Como se nada tivesse urgência.

Deixei de brincar com coisa séria e perceber que, sem Eles, eu não sou nada.

Que sem a misericórdia de Deus, não teria meu pão.

Que se não fosse porque eles um dia pediram por mim ao Altíssimo, eu não estaria de pé.

Passei dessa fase.”

Miriam de Oxalá

Tenda de Umbanda Ogum e Oxalá – www.institutocaminhosoriente.com

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.005, 23/07/2021, pág. 04


MENSAGEM 99

Viva a espiritualidade

“Em verdade eu afirmo: espiritualização é o ato de descondensarmos a nossa personalidade e nunca aquele em que procuramos condensar pela objetivação de conhecimentos mentais, aumentando ainda mais o nosso patrimônio emocional na falsa suposição de que a espiritualização possa ficar subordinada à forma de interpretação da nossa personalidade.

Espiritualização é uma palavra emprestada à Escola da Vida para traduzir de forma acessível a todos, aquilo que a Escola da Vida compreende como energia condensada e descondensada.

Afinal, como pode o homem tentar procurar a espiritualidade? Ele deveria antes verificar que a espiritualidade não se procura: VIVE-SE!”

Caboclo Mirim

(médium C.C.T. Sr. Benjamin Figueiredo)

Página no Facebook: Caboclo Mirim: Reflexões

Responsável: C.C.T. Sérgio Navarro Teixeira.

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.017, 06/08/2021, pág. 04


MENSAGEM 100

Umbanda – A Escola da Vida

“Caboclo Mirim adjetivou a Umbanda como sendo a “Escola da Vida”. Pragmático, Mirim sempre recomendava: “roupa branca e terreiro”!  Desse passo inicial, entendíamos porque não se vive a Umbanda apenas em livros, e porque a fé precisa ser levada muito além da roupa branca…

Aprendi com Mestre Mirim a viver plenamente, a observar com honestidade meus passos e assumir a responsabilidade por cada caminho escolhido, diante das encruzilhadas da vida. Com Mirim, aprendi a não me sentir tão indefeso frente aos desafios, porque o Orixá não “mora longe” e a Umbanda não está presa apenas ao terreiro: minha “centelha divina” pulsa em mim, semente que desperta pela vontade direcionada ao alto, envolta num ambiente de fé, carinho e gratidão.  

A “Escola da Vida” me ensinou o valor de ser disciplinado antes comigo mesmo, da necessidade de despertar a empatia e o amor ao próximo, e do indispensável respeito ao tempo, a ser aprendido com a paciência no realizar das pequenas tarefas, sem o que nunca amadureceremos em sabedoria e paz.

Não é o “santo” que baixa no terreiro… somos nós que nos colocamos em equilíbrio junto à vibração poderosa do divino, transcendendo raça, condição social e dogmas. “Cada Entidade ou Guia aproveita o material que possui para realizar o que precisa”, dizia Caboclo Mirim.  O “material” somos nós!  Façamos nossa parte, para que somada cada pequena lamparina, a Umbanda seja Luz no mundo!”

C.C.T. Sérgio Navarro Teixeira

Autor dos livros “Reflexões sobre a Escola de Caboclo Mirim” e “Aluno de Mirim”, Editora do Conhecimento. Página no Facebook: Caboclo Mirim: Reflexões.

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.023, 13/08/2021, pág. 04


MENSAGEM 101

Quebrar as correntes

“Vamos aproveitar a curta brecha no tempo. Não se trata de história. Certa vez, em minhas férias, escutei uma dona de livraria comentando sobre o espanto que nossos Pretos-Velhos causavam lá fora. Ela perguntava: “como uma entidade que foi barbarizada em vida pode estar hoje dando consulta e ajudando aqueles que a prejudicaram lá atrás? Ninguém entende uma coisa dessas!”

Naturalmente, tentei explicar. Mas sempre correndo, não tive o tempo necessário e talvez os argumentos me faltassem naquela hora.

Lá um dia estava ruminando isso em meus pensamentos, enquanto fazia alguma tarefa. Foi quando meu Preto-Velho se aproximou e me perguntou com doçura o que estava me atormentando.

Ouviu com paciência meus resmungos. “Filha – me disse – porque lá atrás nossas correntes de escravidão foram quebradas”.

“Como assim, meu Pai? Isso todo o mundo sabe!”

Suspirou fundo e continuou.

– “Filha, para abrir qualquer corrente existe uma chave universal, que se usa para abrir cadeado, corrente, porta trancada. Ela se chama perdão. E o perdão começa conosco. Quando paramos de nos cobrar porque não cuidamos o suficiente de nossos filhos, nos torturando diariamente. Porque nos martirizamos em problemas de saúde ou porque somos pobres, quando os outros parecem banhados na felicidade. Porque um nasceu perfeito e nós, não tivemos o mesmo privilégio. Porque não nos damos bem com nossos pais como deveríamos. Perdoe-se e todos os dias, pergunte se fez todo o possível para mudar esse quadro. Esforçou-se mas não deu? Deixe para outra semana, quem sabe para outra vida. Mas comece perdoando hoje, perdoe quem te persegue e calunia, quebrando as correntes do ódio, da raiva, da doença, da tristeza, de tudo que nos amarra nesse mundo. Nós, Pretos-Velhos nos libertamos lá atrás. E vocês, já se libertaram?”

Como costumo fazer nessas horas, baixei a cabeça para refletir.

E comecei a quebrar minhas correntes devagarinho.

Espero que também quebrem as suas.

Bom dia!”

Miriam de Oxalá

Tenda de Umbanda Ogum e Oxalá – www.institutocaminhosoriente.com

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.041, 03/09/2021, pág. 04


MENSAGEM 102

Espiritualidade

“O que estamos fazendo neste mundo? O que podemos esperar além desta vida? Podemos compreender o ser humano como um composto de espírito, mente, emoção e corpo físico. Ao olhar esses quatro aspectos destacamos a Espiritualidade como a conexão nesta composição, e um dos principais elementos de compreensão da existência humana.

A Espiritualidade se difere do conceito de Religiosidade, ela transcende os dogmas, rituais, as denominações e religiões. Ela nos traz conexão com aquilo que é maior através de multiplicidade da fé e suas em suas manifestações

Não cabe dizer que ser espiritual é ser reprodutores de códigos, a experiencia do sentir é única e individual. E sim com traços de amor, tolerância, compaixão e solidariedade.

Cada qual segue e se orienta conforme suas interpretações e emoções. Vale lembrar que estamos à mercê de muitos “fazedores de milagres” e, inevitavelmente a crença de que estes existem, a espiritualidade não vive da oportunidade ou da invocação de monopólio dos meios para chegar a Deus, mas da gratuidade, da escuta, sensibilidade e a compaixão.

Se não produzir uma transformação no seu interior não é espiritualidade. Que estejamos sempre atentos, quem nos conduz aos caminhos dessa conexão se desprende de vaidade e se coloca a serviço do amor, do bem, do bom e do belo. Somos humanidade, uma unidade do Todo!”

Joyce Hailer – Terapeuta Integrativa @joycehailer

e Prof. Roberson Marcomini – @robersonmarcomini

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.086, 29/10/2021, pág. 04


MENSAGEM 103

Quando o amor irá vencer?

“Sabemos quão sublime é o amor. O amor as pessoas, ao trabalho, o amor próprio e todos os tipos que nos cercam. Um sentimento que diz muito, que traz tantas alegrias e satisfações. Como podemos ter esperança de um mundo melhor sem o amor? Como ter combustível em nossas vidas sem sentir amor por ela? Nesses tempos sombrios que estamos vivendo, o amor é a luz que nos guia, que nos dá força para ajudar, para sorrir e lutar diante de tanto caos. O amor vence cada vez que um ato de bondade é realizado. O amor vence todos os dias e precisa continuar vencendo. Quando o amor vence, nos aproximamos da verdadeira essência divina, aquela que vive dentro de nós!

O Divino se apresenta como nós na magia de amar.

Só o amor transforma.

Só o amor nos ajuda a evoluir.

Só o amor nos conecta com quem somos.

Seja amor!”

Rita Mendes – @rittalecrim

 Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.091, 05/11/2021, pág. 04


MENSAGEM 104

A gratidão no ato de amor!

“Seja grato pela suma existência do seu ser;

Expressa em ti, a pureza dos sentimentos e a sinceridade que habita em seu âmago;

Seja grato pela manifestação do vento, do ar que adentra em vossos pulmões e traz a Centelha Divina da vida;

Seja grato pela ação do calor do Sol que aquece sua existência;

Expressa profundamente a gratidão pelas águas que banham nossa Terra e que adentram até nossos lares purificando-os com amor maternal;

Seja grato por cada segundo de tua existência, a qual te traz um novo ensejo de ser feliz;

Seja grato por cada ser humano que perpassa em sua existência;

Expressa a gratidão por todas as coisas boas que ocorrem em seu dia a dia;

Seja grato a entender todas as coisas que momentaneamente te faz refletir e as consequências de tuas escolhas;

Seja grato ao Universo por te propiciar a amizade com todos aos que estão ao seu redor;

Expressa a gratidão de passar por pessoas as quais houve a manifestação de desentendimento, visto que, as mesmas se tornam professores de nossa existência espiritual e emocional;

Seja grato pelo anoitecer que permite o descanso e renovação de suas energias;

Expressa a gratidão por todas as circunstâncias que te moveram a obter o que possui hoje e que sem elas, não seria o que és neste momento;

Agindo assim, a gratidão se manifestará em teu ser;

Agindo assim, a gratidão se transbordará em tua mente e em teu coração!!!

Gratidão!!!”

Profa. Luciana Aparecida Junqueira – @lucianaapjunqueira

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.102, 19/11/2021, pág. 04


MENSAGEM 105

Legado

“Com que frequência você reflete sobre a sua vida? Às vezes, a correria do cotidiano nos impede de refletir sobre a forma que estamos levando a vida, e isso geralmente acarreta em problemas e negatividade. Viver a vida não deveria ser tão difícil!

É preciso, todos os dias, praticar o amor ao próximo, e não só com palavras, mas também com atitudes, gestos, intenção e verdade! O amor ao próximo é um ato que melhora o dia de alguém e, ao mesmo tempo, faz um bem danado para a sua própria saúde mental e física! Você precisa entender o quanto isso é importante, evolutivo e diz muito sobre quem é você e qual é o legado que você quer deixar.”

Simone Araújo – @simonearaujo

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.107, 26/11/2021, pág. 04


MENSAGEM 106

Zelo

“Viva a Vida como ela se apresenta para você na sua verdadeira beleza, prezando conscientemente pelo seu Corpo Físico e Espiritual. Não se esqueça que as cicatrizes do Corpo Físico logo saram, mas as cicatrizes da Alma cada um carregará pela Eternidade.

Zele também por sua Alma enquanto lhe sobra tempo nesta Fase Corpórea. Leia o Livro da sua própria Existência todo dia.”

Espírito Caboclo Mirim

(Médium C.C.T. Benjamin Figueiredo)

 Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.464, 03/02/2023, pág. 06


MENSAGEM 107

Nossa Digital Cósmica

“Os orixás, ou melhor, as energias e forças da natureza que estão presentes em todas as dimensões do Universo, tal como se fossem o próprio hálito divino, formam impressões nos corpos espirituais desde o momento em que somos criados. Nesse instante, os orixás vibram em nosso nascituro espírito e demarcam, para o eterno devir, suas potencialidades em nós, como um carimbo que bate com força numa folha em branco. No exato momento em que tomamos contato com a primeira dimensão expressa na forma, se impregna em nossa matriz espiritual indestrutível (a mônada) um orixá que mais nos marcará, conhecido no meio esotérico como orixá ancestral. Cada um tem essa marca de nascença espiritual, como uma digital cósmica, e somente os espíritos celestiais responsáveis pelos planejamentos cármicos têm acesso a essa “radiografia” do eu espiritual mais primário de cada um, se é que podemos nos fazer entender, dado a ausência de nomenclaturas equivalentes em nosso vocabulário terreno para melhor descrever a criação de espíritos e a gênese divina.”

Espírito Ramatís

(Médium Norberto Peixoto)

Livro: Umbanda Pé no Chão

 Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.470, 10/02/2023, pág. 04


MENSAGEM 108

Disciplina e Humildade

“Caboclo Mirim dizia que muitos médiuns confundem “cultura material” com “sabedoria de encarnação”.

O estudo da doutrina é o primeiro passo do saber, mas será somente pela disciplina na vida íntima e a humildade na vivência na Tenda que a verdadeira sabedoria se revela: somos todos humanos! Não nos coloquemos acima de nossos irmãos de caminhada, e sempre pequenos diante dos Guias espirituais.”

C.C.T. Sérgio Navarro Teixeira

Autor dos Livros: “Reflexões sobre a Escola de Caboclo Mirim” e “Aluno de Mirim” – Página no Facebook: Caboclo Mirim: Reflexões.

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.476, 17/02/2023, pág. 06


MENSAGEM 109

Umbanda – Uma Religião Brasileira

“A Umbanda não nasceu africana, mas sim mestiça. Ela sempre foi uma amálgama de tradições africanas, indígenas e europeias (Catolicismo e Espiritismo). Pretender extirpar qualquer um desses veios originais traduziria o equívoco de se querer “embranquecer” ou “africanizar” a Umbanda. A Umbanda é, a um só tempo, africana, europeia e indígena. Em sendo assim, o trabalho de Zélio de Moraes foi a constituição de um culto religioso sincrético, não puramente branco, negro ou indígena.”

Diamantino Fernandes Trindade e Lareserá

As origens da Umbanda: O seu mito de fundação e o seu processo de embranquecimento.

Blog: mandaladosorixas.blogspot.com

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.481, 24/02/2023, pág. 04


MENSAGEM 110

Médium

“Cabe ao médium ser fiel ao transmitir o pensamento do Espírito comunicante, ou mesmo traduzir os seus sentimentos, mas jamais permitir o descontrole ou excentricidades, e cabe aos dirigentes umbandistas orientar e acompanhar o desenvolvimento mediúnico dos médiuns, para que eles possam ter domínio sobre suas faculdades, e exercer a mediunidade da maneira mais proveitosa possível.”

Padrinho Juruá

Coletânea Umbanda “A Manifestação do Espírito para a Caridade” OS GUIAS E PROTETORES ESPIRITUAIS.

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.487, 03/03/2023, pág. 06


MENSAGEM 111

Mulher

“E a Mente Criadora quando sorriu e expressou Ternura, fez surgir amorosamente Sua Melhor Natureza, a MULHER!

Filhas, mães, avós… simples poder vivo, parte delicadamente forte e potente da Ideia Divina.

Vida e virtude da Criação.

Poder gerador e realizador de tudo e de todos nós.

Ahhh… todos os dias são seus, mas hoje nós queremos reverenciar a sua existência com a nossa gratidão, e oferecer o que temos de melhor!

Eu agradeço e reverencio cada mulher da minha vida, material e espiritual!

Cada Mãe, cada Mestra e Irmã. Cada alma conhecida, anônima, humana, natural ou encantada, que faz parte do que eu sou.

Gratidão a todas as mulheres da minha vida… avós, mães, esposa, filhas, netas, amigas, afilhadas, madrinhas, mães adotivas, todas vocês!

E também agradeço cada erva, cada árvore, cada planta na minha vida, e se são elas que me conduzem, hoje reverencio com as Forças da Jurema, o que me torna quem eu sou!

Eu as reverencio e ofereço!

Eu te ofereço as Rosas e muitas flores coloridas, e reverencio a potência geradora, delicada e forte da Criação.

Ofereço a Malva Cheirosa e reverencio todos os seres femininos manifestados da Mente Criadora, como sua fonte inesgotável de poder realizador.

Ofereço a Alfazema e reverencio a força da leveza, da doçura e do carinho, presentes na natureza de cada Mulher.

Ofereço a Pitanga e reverencio a Fluidez dos seus movimentos suaves, que colocam cada coisa no devido lugar.

Ofereço a Artemísia e reverencio sua natureza de magia e a beleza visível e invisível na Alma Sensível da Mulher.

Ofereço a Arruda e reverencio seu Poder Transformador, capaz de mudar todas as coisas com sua simples Presença.

Ofereço a Verbena e reverencio seus ciclos, de filha, mãe e avó… de menina, mulher e anciã… a força e o Poder do Tempo de cada uma.

Eu reverencio e ofereço essas Sete Ervas nesse Seu dia!

E nessas épocas de poucas Virtudes, eu me ajoelho, bato cabeça e beijo suas mãos. E te reverencio nesse dia, MULHER, como a expressão perfeita do Amor Divino, capaz de levar Paz a todos os corações!

Então… Muito, muito, muito obrigado! Gratidão imensa!!! Ainda e sempre!”

Adriano Camargo, o Erveiro da Jurema

T.E.U. Ventos de Aruanda

 Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.493, 10/03/2023, pág. 06


MENSAGEM 112

Pai Velho

“Pai Velho querido, do meu coração,

 escuta Pai Velho esta humilde oração.

 Nas horas de dor, nas horas de amor,

 escuta Pai Velho esta humilde oração…

 Foi Jesus quem mandou esse farol,

 para um homem feliz aqui na Terra.

 É Pai Velho que irradia esse Sol,

 e te asseguro que é certo e que não erra.

 Veneremos esse tão humilde pai,

 aprendendo com o exemplo da humildade.

 Sufocando o orgulho e ódio, sossegado,

 a mente em festa, a alma sem pudor.

 Em torno de Pai Velho reunidos,

 entrelaçando mãos e corações,

 Sufocando o orgulho, redimido,

 a paz bem-vinda, o amor sem ilusões.”

Alguns fundamentos e revelações sobre a Umbanda

Monografia – Eduardo Parra (YabhaktiSwara)

 Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.500, 18/03/2023, pág. 06


MENSAGEM 113

Faça o Bem sem violência

“Querer o Bem com violência é querer o Mal, porque a violência produz a desordem, e a desordem gera o Mal.”

Eliphas Levi – Axioma III

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.505, 24/03/2023, pág. 06


MENSAGEM 114

Anos-Luz

“No uníssono canto

O universo responde

Faz a natureza brilhar

E sempre corresponde

A profundidade do Astral

Ilumina o caminhante

Que em uma só voz

Transcende num instante

A espiritualidade nos une

Formando uma mandala

União da parte com o todo

Luz. Entrega. Reencontro.”

Tâmara Rodrigues

mandaladosorixas.blogspot.com

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.511, 31/03/2023, pág. 08


MENSAGEM 115

No Silêncio da Banda, Saravando o Congá

“Nosso respeito e admiração àqueles que nada se consideram perante o Astral e que seguem trabalhando silenciosamente, tanto no terreiro quanto no dia a dia principalmente.

Pois ainda é raro ver indivíduos que abdicam da sua autoria nas obras da espiritualidade e reconhecem a pena do Astral, adestrando e coordenando suas mãos por vezes hesitantes para o trabalho junto à Banda.

E assim, passam a compreender devagarinho que o silêncio não é meramente a ausência de palavras, mas a própria dissolução da dicotomia agente versus ação, no trabalho mediúnico.

Isto é, não existe um ego que faz, existe somente uma passagem, existe somente o fenômeno espiritual em ação, através e junto do médium, em unidade com ele, existe a fusão, existe o AUM.

Talvez a maior dificuldade no fenômeno mediúnico, seja a separação feita entre agente e ação, acrescida do ego que passa a ter a crença de que ele é o agente causal do fenômeno espiritual, e não mais uma passagem.

Salve a Banda no silêncio de nossos Congares…

Santa Paz”

Tarso Bastos

umbandadobrasil.com.br

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.517, 07/04/2023, pág. 06


MENSAGEM 116

Sagrado e Divindade

“Acreditamos que todo indivíduo necessita pensar sobre o Sagrado, sobre as realidades intangíveis, sobre o Eterno, que não teve início e não terá fim. Não podemos ter medo ou vergonha de buscar colocar nossa forma de ver essas questões em nosso cotidiano. A sociedade atual quer passar uma ideia falsa de que a realidade, o progresso e a ciência sejam, necessariamente, ateístas e desvinculados do espírito e que toda religião seja tolice ou fantasia gerada pela ignorância dos fenômenos naturais.

O conceito da Divindade, com pequenas variações de visão, é inato a todo ser humano; este fator deve ser considerado por todo aquele que deseja alcançar a Paz. Mais que isso, deve o homem procurar, segundo suas tendências e afinidades, o sistema que melhor lhe proporcione este relacionamento saudável com o sagrado, com o abstrato e procurar tornar cada instante da sua vida igualmente sagrado e devotado aos princípios que acredita.”

Francisco Rivas Neto (Yamunisiddha Arhapiagha)

Livro: Umbanda – A Proto-Síntese Cósmica

 Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.522, 14/04/2023, pág. 04


MENSAGEM 117

Saravá Ogum

“Saravá Ogum

Chefe deste terreiro

Saravá Ogum

São Jorge Guerreiro

Seu capacete

Brilha na alvorada

E a sua espada

Nos engrandece à madrugada

Com sua lança

Vem nos valer

São Jorge Guerreiro

Aqui neste terreiro

Vem nos defender”

Ponto Cantado em Homenagem ao Orixá Ogum / São Jorge

Dia de Ogum 23 de abril – Lei Estadual nº 14.905 de 19/12/2012.

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.528, 21/04/2023, pág. 06


MENSAGEM 118

Autocuidado

“A Umbanda é uma religião que valoriza a humildade, o amor, a caridade e o respeito ao próximo. Porém, é importante lembrar que a humildade não deve ser confundida com falta de amor-próprio e autocuidado. E isso a Umbanda nos ensina muito bem, quando nos impulsiona a nos cuidarmos pra termos condições de cuidar de alguém. E esse cuidado precisa passar pela nossa matéria (nos cuidados do dia a dia), pela nossa mente (por si ou com ajuda profissional) e pelo nosso Espírito (no Terreiro).

Para cuidar de si, é preciso ter discernimento, equilíbrio e amor-próprio. E frequentar um bom Terreiro de Umbanda pode ser uma excelente forma de cuidar de si e se conectar com a espiritualidade.

No Terreiro, você pode encontrar um ambiente acolhedor e de respeito, onde pode se sentir seguro(a) para buscar orientação, conforto e apoio. Além disso, os trabalhos realizados no Terreiro podem ajudar a aliviar as tensões, ansiedades e medos que muitas vezes nos afetam.

Os rituais da Umbanda, como as giras e demais trabalhos espirituais, podem trazer paz, equilíbrio e bem-estar para a sua vida. E, ao compartilhar esses momentos com outras pessoas, você pode se sentir acolhido(a) e fortalecido(a) para enfrentar os desafios do dia a dia.

Por isso, se você está em busca de autocuidado, amor-próprio e conexão espiritual, considere frequentar um bom Terreiro de Umbanda. Lembre-se sempre de que a humildade é uma virtude importante, mas deve caminhar lado a lado com o amor-próprio e o autocuidado.”

CCT Marcio Migowski

Cantinho de Cosme e Damião – cantinho.org

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.533, 28/04/2023, pág. 06


MENSAGEM 119

Iofá

“O mês de maio traz a energia vibratória de Iofá!

Mas O que é IOFÁ?

Segundo o fundador da nossa doutrina Benjamin Gonçalves Figueiredo:

Iofá, não é, somente uma escravidão de ritual, quando já sabemos que as centelhas de vida, não tem cor, não tem sexo e nem idade.

Iofá é a lei da boa aplicação da vida, do espírito no grande aproveitamento, cifrando-se em saber aplicar o silêncio supremo que a própria natureza da vida oferece num caminho mais curto de uma longe distância.

Iofá é a expressão da filosofia, da razão e do amor pelo saber.

É a sabedoria que faz com que saibamos caminhar aplicando o silêncio supremo que a própria natureza da vida oferece, resignados acima dos acidentes da vida, dos preconceitos, do amor pelas riquezas, da vaidade, do egoísmo.

Na vibração de Iofá trabalham espíritos que são verdadeiros magos, que usam da roupagem fluídica de Pretos-Velhos, ensinando as verdadeiras “mirongas” sem deturpações.

São os Mestres da Magia, experientes devido às seculares encarnações.

“Trabalhamos para as almas e não com as almas”.

“A Iofá pedimos que a bondade, a paciência e o carinho de seus Velhos Africanos venham ajudar-nos a manter a Paz e Harmonia no nosso Terreiro, fazendo-nos sentir a felicidade inundar todas as almas.”

“Quando um filho chora, Pai Roberto canta. Quando um filho canta, Pai Roberto ri. Pai Roberto vêm, Pai Roberto vêm. Vem tirar mandinga de filhos meu pai, Porque é que tem.”

Saravá Iofá, Saravá o Pai Roberto, Saravá todos os Pretos e Pretas Velhas.”

Jefferson Santana

Prosa com Preto Velho – facebook.com/Jeffersonnssantana

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.538, 05/05/2023, pág. 06


MENSAGEM 120

Yorimá

“Eles têm alma nas palavras, sua presença proporciona acolhimento para nossas dores.

O galinho de ervas abranda o sofrimento que marca o corpo.

“Eles vêm de Aruanda pra Salvar filhos de Umbanda”

Os Pretos Velhos e Pretas Velhas de Umbanda, seres alocados pela Sagrada Lei na Vibração de Yorimá, vem ao terreiro através da oportunidade salutar da mediunidade dos trabalhadores nos auxiliar, dar voz à Luz.

São os Senhores da Experiência, adquiridas ao longo do caminho das reencarnações e vivências.

Não nos deixam sós.

“São mestres da magia, da terapêutica natural e oculta.” (1)

“Sua palavra é uma partícula do Verbo.

Tem Sabedoria.

Tem Compreensão.

Tem tolerância.” (2)

Humildade, alegria, paz.

Salve os Pretos Velhos e Pretas Velhas de Umbanda!”

(1) site umbandadobrasil.com.br.

(2) obra Lições de Umbanda (e Quimbanda) na Palavra de um Preto Velho de W. W. da Matta e Silva.

Senhora da Luz Velada

facebook.com/umbandasenhoradaluzvelada

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.544, 12/05/2023, pág. 06


MENSAGEM 121

Emancipação da Alma

“Em geral, a emancipação da alma pode se referir a uma busca pessoal por liberdade e crescimento espiritual. Pode ser entendida como um processo de desenvolvimento em que uma pessoa se torna mais consciente de si mesma e de seu propósito na vida, e se liberta de pontos de vista condensados/ ultrapassados e crenças limitantes. Essa jornada pode envolver uma variedade de práticas espirituais, incluindo trabalhar no Terreiro de Umbanda em frentes de trabalho como Curimba, Cambonagem, Cerimonial, Liderança de Sessões/ Giras/Ações Sociais, Cantina, Manutenções, Limpezas do espaço físico, entre outras.

No contexto da Umbanda, a emancipação da alma no sentido de se libertar das próprias limitações refere-se a um processo de autoconhecimento e desenvolvimento espiritual em que a pessoa busca se desvencilhar de suas crenças e padrões de comportamento limitantes, e expandir sua consciência para alcançar seu potencial máximo como ser humano. E note que não estamos, aqui, nos limitando a incorporar Entidades, já que desenvolver sua mediunidade passa por estreite seus laços com seus Guias através da mente, independente de incorporação. E quanto mais você se transforma em uma pessoa melhor e se afasta de vícios e perturbações da consciência, mais sua integração com seus Guias se aprimora.

Para alcançar a emancipação da alma nesse sentido, é importante que a pessoa se dedique a práticas espirituais que a ajudem a se conectar com sua própria essência divina, seus Orixás e seus Guias de Luz, além de se rodear de pessoas que também estão nessa jornada sincera de evolução pela caridade na Umbanda.

Além disso, é importante que a pessoa esteja disposta a se autoanalisar, identificar suas limitações e fragilidades e trabalhar ativamente para superá-las. Isso pode envolver a busca por ajuda e orientação espiritual, aprender com o legado deixado por Caboclo Mirim e os Morubixabas que Comandam seu Terreiro e por aqueles conselhos gerais que nos chegam através de entidades espirituais presentes nos trabalhos de Umbanda. Salve!”

Cantinho de Cosme e Damião – cantinho.org

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.550, 19/05/2023, pág. 04


MENSAGEM 122

Salve Santa Sara Kali! Salve o Povo Cigano!

“Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir.

Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas.

Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios.

Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da Lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos.

Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais.

Santa Sara, ajude os necessitados; dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos.

Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar, neste momento. Santa Sara, dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida.

Santa Sara milagrosa, protetora do povo cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus. Santa Sara, rogai por nós. Optchá!

O Céu é meu teto, a Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religião!”

Santa Sara Kali, Padroeira do Povo Cigano, é homenageada nos dias 24 e 25 de maio.

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.556, 26/05/2023, pág. 06


MENSAGEM 123

Mensagem aos Jovens

“O mais importante é que tenham pureza em seus corações, consciência das dificuldades que os esperam num caminho que sempre é árduo, no qual, muitas vezes, sua fé será testada.

Procurem ter sabedoria para se desviarem dos falsos mestres: aqueles que mistificam os ensinamentos da verdadeira Umbanda na busca de interesses escusos ou simplesmente por uma questão de vaidade, aqueles que oferecem conhecimento e sabedoria como coisas fáceis de serem conquistadas, como se houvesse atalhos para o crescimento pessoal e espiritual.

Lembrem-se que na Umbanda, assim como na vida, as coisas devem ser aprendidas num longo e muitas vezes penoso caminhar. Tudo tem seu tempo e sua hora. O sucesso rápido de hoje pode significar o fracasso de amanhã. Para se construir algo que permaneça firme, principalmente se quisermos que continue a crescer, sempre necessitaremos de bases sólidas. Quanto mais fortes melhor.

Devem ainda ter sempre em mente que a Umbanda foi, é, e sempre será baseada na simplicidade, na humildade e na caridade. Estes são os verdadeiros ensinamentos da Umbanda, dos quais vocês nunca deverão se afastar.

Usem seus corações como guias. Façam suas orações pedindo aos seus mestres espirituais a orientação necessária nos momentos de dúvidas, sobre quais caminhos trilhar e como proceder diante das dificuldades e mesmo das facilidades que a vida nos dá, uma vez que o caminho mais fácil nem sempre será aquele que nos fará mais feliz.

Tenham fé em Deus, em Oxalá, em nossos guias e protetores espirituais. Sejam humildes e caridosos, pois esta é própria razão de ser da Umbanda.

Que Deus os abençoe.”

Zilméia de Moraes Cunha

 Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.562, 02/06/2023, pág. 06


MENSAGEM 124

Umbanda é de todos, nem todos são da Umbanda!

“Um dia, hão de chegar, altivos e de peito impune, pessoas a dizer-lhe: sou umbandista, tenho fé em Oxalá, tenho mediunidade… com altivez e força tal que chegarão a lhe impressionar.

Mas quando olhar bem seu semblante, você o verá opaco, translúcido e sem o calor de um verdadeiro entusiasta e batalhador em prol da mediunidade umbandista.

A Umbanda é uma corrente para todos, mas nem todos se dedicam a ela como deveriam. O verdadeiro umbandista sente, vive, respira, se alimenta espiritualmente nela, não com fanatismo, mas sim com dedicação aflorada no fundo d’alma.

Ser umbandista é difícil por ser muito fácil; é só ser simples, honesto e verdadeiro.

Não batam no peito e digam ser umbandistas de verdade, mas procurem demonstrar com trabalho, luta, dedicação e, principalmente, emoção de estar trabalhando nessa corrente.

Eu lhe garanto que a recompensa será só sua.”

Falange Protetora

Livro: Umbanda é Luz – Autor: Wilson T. Rivas

 Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.573, 16/06/2023, pág. 06


MENSAGEM 125

Autocontrole do Médium

“No ato Mediúnico Psicomotor, o médium empresta seu sistema motor ao Espírito, que lhe transmite seus pensamentos e também sensações, através da ligação fluídica entre o seu Perispírito, e o Perispírito do médium. É um ato de amor e de caridade, e o médium psicomotor deve compreender a importância de sua comunhão momentânea com os Espíritos elevados, que vem nos trazer conforto e ensinamentos. Os médiuns com possibilidade de grande expansão de energias do Perispírito. são mais flexíveis, e sentem com maior intensidade a troca fluídica que se opera entre o Perispírito do médium e o Perispírito do Espírito comunicante. Daí o médium sentir vontade de chorar, quando está ligado a um Espírito em sofrimento; ou sentir raiva e revolta, se está ligado a um Espírito violento; de sentir o corpo ereto e vibrante na presença de um Caboclo; de sentir o peso da idade na presença de um Preto-Velho. Mas, salvo nos casos de mediunidade inconsciente, nas Sessões de Descarrego e/ou Desobsessões) o médium deve manter o autocontrole, e conter a manifestação do Espírito, não cedendo a impulsos de grosseria, esgares, desarmonias, excentricidades, estertores exagerados ou quaisquer atos que viriam a tumultuar o ambiente. Nos casos das manifestações de Guias, Protetores e Tarefeiros Espirituais, o médium, em seu animismo, deve ater-se a exteriorização dos arquétipos regionais de forma harmoniosa, sem exageros nas dramatizações, pois pode correr o risco de externar excentricidades desnecessárias, o que com certeza é de fundo emocional do medianeiro, configurando atuação circense. Isto não é tarefa fácil, especialmente para um médium em desenvolvimento.”

Padrinho Juruá

Livro: Código de ética e conduta dos médiuns de atendimento fraterno umbandista.

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.579, 23/06/2023, pág. 06


MENSAGEM 126

Poder da Palavra

“Casa que tem reza e devoção, tem solução. Rezem para seu Orixá, para seu pai de cabeça e rezem por vocês.”

Já é muito falado sobre energia, gratidão e reclamação.

E de tanto falar, há até uma certa banalização e descompromisso com isso!

O que a gente fala vibra e vibra muito!

Façam preces para aquilo que querem! Agradeçam aquilo que já possuem e silenciem a má vibração dentro de vocês.

Espírito Mãe Joaquiana do Rosário

(Médium Mãe Georgiana de Iemanjá)

Terreiro do Pai Maneco – facebook.com/TerreiroDoPaiManeco

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.585, 30/06/2023, pág. 04


MENSAGEM 127

Conhecimentos que aprendi na Umbanda de Caboclo Mirim

“Compartilho com vocês esses conhecimentos que aprendi na Umbanda de Caboclo Mirim e oriento que deixe aí em destaque pra você ver todo dia:

A nossa Umbanda é uma fonte inesgotável de conhecimento, mas se eu tivesse que resumir alguma coisa pra ser a base/linha mestra do que temos que ter em mente sempre, seria:

Nossa Umbanda tem o objetivo de ajudar no processo de emancipação da alma. Isso significa aprender a conhecer e se comunicar com seus Guias e Orixás através do seu pensamento ou intuição; cuidar de si e contar com ajuda de outras pessoas quando for necessário, mas sem dependência emocional nociva e limitante; viver uma vida inteira praticando ao máximo o que a Umbanda ensina.

Além disso, também é importante aprender e praticar a Disciplina Física, que passa por cuidar do seu corpo, que é o primeiro Templo do seu Espírito na Terra, com boa alimentação e boa hidratação, bom sono, boa higiene, boa conduta, boa moral, organizar seu tempo pra ser frequente no Terreiro e dar conta das suas outras responsabilidades…

E, ainda, aprender e praticar o poder da Fonte Mental, que ajuda a gente a dar direção às energias, manipular a magia positivamente, projetar uma intenção para os Guias e Orixás, manter uma estabilidade vibratória sem ou com poucas oscilações por conta de irritações ou vaidades…

Se você se afastar ou reduzir o turbilhão emocional que algumas pessoas ou situações provocam em você e vivenciar o que a nossa Umbanda ensina, vai evoluir muito e, se isso já começou a acontecer, segue em frente que você vai agradecer a Oxalá todo dia por ser Umbandista!

E se você ainda não é, mas quer ser, vem com a gente! Vai ser ótimo…

Salve!”

CCT Marcio Migowski

Cantinho de Cosme e Damião – cantinho.org

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.591, 07/07/2023, pág. 06


MENSAGEM 128

As Sete Lágrimas de um Preto Velho

“Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste Preto Velho chorava. De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pelas faces e não sei por que contei-as… foram sete.

Na incontida vontade de saber aproximei-me e o interroguei. Fala, meu Preto Velho, diz ao teu filho por que externas assim uma tão visível dor?

E ele, suavemente respondeu: Estás vendo esta multidão que entra e sai? As lágrimas contadas estão distribuídas a cada uma delas.

A primeira, eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber…

A segunda a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que seus próprios merecimentos negam.

A terceira, distribui aos maus, aqueles que somente procuram a UMBANDA, em busca de vingança, desejando sempre prejudicar a um seu semelhante.

A quarta, aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra gratidão.

A quinta, chega suave, tem o riso, o elogio da flor dos lábios, mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: Creio na UMBANDA, nos teus Caboclos e no teu Zâmby, mas somente se vencerem o meu caso, ou me curarem disso ou daquilo.

A sexta, eu dei aos fúteis que vão de Centro em Centro, não acreditando em nada, buscam aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente.

A sétima, filho notas como foi grande e como deslizou pesada? Foi a última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás. Fiz doação dessa aos médiuns vaidosos, que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam as doutrinas.

Esquecem que existem tantos irmãos precisando de amparo material e espiritual.

Assim, filho meu, foi para esses todos, que viste cair, uma a uma as SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO.”

Versão de Ronaldo A. Linares

Texto original: “As Sete Lágrimas de Pai Preto” de W.W. da Matta e Silva.

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.597, 14/07/2023, pág. 04 


MENSAGEM 129

Coração de Abaré

“Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.” Pitágoras

“O despertar da boa-vontade é o primeiro passo para todos nós na Umbanda. Se aprendemos a servir, independente da preguiça natural que nos contamina, começamos a entender o que é o sacerdócio…

Mas abrir o coração ao amor do altíssimo, amor pelo semelhante sem julgamentos, é a maior das experiências que se vive na Escola da Vida!

Deixe Ogum queimar a maldade lá no quarto grau, para que a vivência como “cabeça de Abaré” no quinto grau seja um mergulho pleno nas águas desse amor transformador!”

C.C.T. Sérgio Navarro Teixeira

Página no Facebook – Caboclo Mirim: Reflexões

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.603, 21/07/2023, pág. 04


MENSAGEM 130

Prece aos Pretos-Velhos

“Louvados sejam todos os Pretos-Velhos.

Louvados sejam vós que formais o sagrado Rosário da Mãe Maria Santíssima, e a Coroa das Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontram em aflição.

A vós recorremos Espíritos puros pelos sofrimentos, grandiosos pela humildade e bem-aventurados pelo amor que irradiam, socorre-me, pois encontro-me em aflição.

Concedam-me meus bondosos Pretos-Velhos a graça de (pede-se a graça que deseja alcançar) através da vossa intercessão junto a Mãe Senhora Aparecida e a Mãe Maria Santíssima, mãe de Jesus e de todos nós.

Dai-me meus Pretos-Velhos um pouco de vossa humildade, de vosso amor, e de vossa pureza de pensamentos, para que possa cumprir a minha missão na Terra, seguindo todos os vossos exemplos de bondade.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Tenham piedade de nós.

Assim seja.”

Padrinho Juruá

Livro: O Ritual do Rosário das Santas Almas Benditas.

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.609, 28/07/2023, pág. 04


MENSAGEM 131

Descubra o poder curativo da Umbanda e encontre o seu propósito na vida!

“A espiritualidade nos conecta com algo maior, e a Umbanda, com sua sabedoria ancestral, tem mostrado um enorme potencial para ajudar as pessoas a encontrarem seu verdadeiro caminho. Ao mergulhar nessa jornada espiritual, descobrimos que cada um de nós é único e possui um propósito especial neste mundo.

Na Umbanda, encontramos um espaço de acolhimento e compreensão, onde nossos anseios e desafios são acolhidos com amor e respeito. Os guias espirituais e entidades presentes nessa religião nos orientam e oferecem conselhos sábios, guiando-nos para o autoconhecimento e a cura interior.

Ao estabelecer essa conexão espiritual com o universo, aprendemos a nos reconhecer como seres de luz e, com isso, nossa jornada ganha um novo significado. As incertezas e inquietações dão lugar à confiança e à determinação em seguir nosso verdadeiro propósito, alinhados com os planos maiores do cosmos.

É fascinante testemunhar como a Umbanda, com sua riqueza cultural e espiritual, oferece um ambiente terapêutico de transformação e cura para as feridas da alma. Nesse caminho, compreendemos que cada desafio e obstáculo enfrentado é uma oportunidade para crescer e evoluir espiritualmente. A cura é uma jornada de autoconhecimento, amor-próprio e aceitação.

Portanto, permita-se explorar a magia da Umbanda, abrindo seu coração para a sabedoria ancestral e para o poder curativo dessa religião. Deixe-se guiar pelos ensinamentos dos Orixás e entidades espirituais, e assim, você poderá encontrar um novo sentido para a vida, desvendando sua verdadeira missão e encontrando paz e equilíbrio interior. Juntos, vamos iluminar nossos caminhos e compartilhar essa jornada de crescimento e amor com o mundo!

Salve!”

CCT Marcio Migowski

Cantinho de Cosme e Damião – facebook.com/ccdumbanda

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.615, 04/08/2023, pág. 04


MENSAGEM 132

Aruanda

“Aruanda… Aruanda…

A morada dos espíritos que trabalham na Umbanda.

Quanto tens a me ensinar na cartilha do amor pela qual Jesus é o professor.

Morada de Caboclos, Pretos Velhos, Crianças e de todos os espíritos que alcançaram esperança.

Vestidos de humildade, no amor e caridade, entre rosas e espinhos encontraram o caminho.

Aruanda… Aruanda…

No calor de seus braços descansam os filhos de Jesus, que debaixo dessa luz imensa, dissipam as trevas densas, anunciando a Jesus.

Aruanda… Aruanda…

Salve sua banda!”

Espírito Vô Jacinto

Médium Junior Muniz (Yetabayá)

Tenda de Umbanda Mensageiros de Aruanda

Rua Moises de Oliveira, 287 Jd. Amelia – Sumaré/SP

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.621, 11/08/2023, pág. 06


MENSAGEM 133

Oração a Obaluaiê

“Amado Pai Obaluaiê, nós vos evocamos e pedimos a benção e a irradiação de vossa luz sobre todos nós. Faça com que busquemos cada vez mais os bons ensinamentos, sentimentos e atitudes que nos elevam e nos conduzem à luz do nosso Divino Criador.

Impeça-nos, Pai, de sucumbirmos diante de provas elementares e de regredirmos praticando atitudes impensadas. Capacite-nos com a necessária humildade e compreensão para ajudarmos nossos irmãos infelizes. Clamamos a vós, querido Pai que nos inunde com vosso poder evolutivo, para que nossos passos sejam sempre em direção a luz divina.

Pedimos força, coragem, paz, amparo, saúde física e espiritual, e o luzir de nossos espíritos com a capacidade de amar e perdoar.

Que a maldade não tenha forças e poder sobre nós e que qualquer ação elevada contra nós encontre a vossa presença e se quebre em choque com as obras de luz.

Sagrado Pai, livre-nos da submissão aos espíritos viciosos, embusteiros e obsessivos. Que a prosperidade, a saúde, a felicidade e a alegria de viver imperem em nossas jornadas e as jornadas de nossos amigos e familiares.

Que cada um de nós se sinta fortalecido e ungido das vossas graças, agora e durante toda a nossa passagem terrena.

Atotô Obaluaiê!”

Fonte: cecure.org.br

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.627, 18/08/2023, pág. 04


MENSAGEM 134

Oração da Noite

Boa noite, Pai,

Termina o dia, e a Ti entrego o meu cansaço.

Obrigado por tudo e… perdão.

Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças.

Obrigado pelo exemplo que recebi dos outros.

Obrigado também pelo que me fez sofrer…

Obrigado, porque naquele momento de desânimo me lembrei que Tu És meu Pai.

Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação.

Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe compreensiva e carinhosa.

Perdão também, Senhor.

Perdão por meu rosto carrancudo.

Perdão porque me esqueci de que não sou filho único, mas irmão de muitos.

Perdão, Pai, pela falta de colaboração, pela ausência do espírito de servir.

Perdão porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto.

Perdão por ter aprisionado em mim, Tua mensagem de Amor.

Perdão porque não estive disposto a dizer o SIM, como Maria.

Perdão por aqueles que deveriam pedir-Te perdão e não se decidem a fazê-lo.

Perdoa-me, Pai, e abençoa meus propósitos para o dia de amanhã.

Que, ao despertar, me domine um novo entusiasmo.

Que o dia de amanhã seja um contínuo “SIM”, numa vida consciente.

Boa Noite, Pai.

Até amanhã!

Assim Seja!

Autor desconhecido

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.633, 25/08/2023, pág. 06


MENSAGEM 135

O Corpo Emocional

“A Escola da Vida, compreende que o homem é governado pelo seu corpo emocional, (…) e que somente pela atenção objetiva dos fatos ele poderá executar com o acordo do seu corpo emocional, as deliberações que ambos tenham tomado.”

“É certamente o corpo emocional que pela sua natureza de Vida sentimentalista, forma o diapasão da valorização da personalidade do homem.  Aí constrói o homem a sua personalidade superior ou inferior.”

Espírito Caboclo Mirim

(Médium C.C.T. Benjamin Figueiredo)

Livro: Okê Caboclo

Página no Facebook – Caboclo Mirim: Reflexões

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.639, 01/09/2023, pág. 04


MENSAGEM 136

Oração a São Cosme e São Damião

“Amados São Cosme e São Damião,

Em nome do Todo-Poderoso

Eu busco em vós a bênção e o amor.

Com a capacidade de renovar e regenerar,

Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo

De causas decorrentes

Do passado e presente,

Imploro pela perfeita reparação

Do meu corpo e de

(Dizer nome dos seus familiares)

Agora e sempre,

Desejando que a luz dos santos gêmeos

Esteja em meu coração!

Vitalize meu lar, a cada dia,

Trazendo-me paz, saúde e tranquilidade.

Amados São Cosme e Damião,

Eu prometo que,

Alcançando a graça,

Não os esquecerei jamais!

Assim seja,

Salve São Cosme e Damião,

Amém!”

Você deve fazer essa oração e fazer um pedido a São Cosme e Damião. Assim que o pedido for atendido, deve dar doces às crianças em sinal de agradecimento à graça. Pode ser um bolo, docinhos, balas ou o que achar melhor, só não se esqueça de agradecer.

Fonte: wemystic.com.br

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.650, 15/09/2023, pág. 06


MENSAGEM 137

Salve as Crianças! Onibejada!

“Ô menino de Aruanda onde é que você vai?

Vou pra Festa das Crianças no terreiro de meu pai

E lá vai ter, e lá vai ter doce e guaraná

Se você quer, vem que tem lugar!”

Ponto Cantado de Ibejada

Convite: Homenagem a São Cosme, São Damião e Doum

Distribuição de doces, refrigerante e bolo

Domingo 24/09/23 às 15 horas

Local: TUPJAET – Confraria dos Pretos Velhos de Umbanda

Rua Evaristo Jacon, 424 – Pq. Manoel S.B. Levy

site: confrariadospretosvelhosdeumbanda.org

Maiores informações: (19) 99855-6009

 Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.655, 22/09/2023, pág. 06


MENSAGEM 138

Oração ao Preto Velho

“Preto Velho que está em meu pensamento e ocupa um lugar de destaque em meu coração.

Abençoado seja o teu nome no céu, assim como de redenção foi o teu sofrimento na terra.

Benditas sejam as tuas agonias físicas, assim como para sempre sejam louvadas as tuas angústias morais.

Intercede por mim junto ao Pai Misericordioso, tu que já galgastes as escadas luminosas da espiritualidade e comunica-me essa força inquebrantável que te elevou o espírito aos parâmetros celestiais, onde te encontras.

Ensina-me a ter, com tua experiência milenar, a calma, a resignação, a compreensão que muito necessito e que eu esteja sempre contigo, assim como Jesus te tem na Santa Glória.

A ti, bondoso Preto Velho, ofereço esta prece, reafirmando a minha fé, a minha esperança na tua força espiritual sempre a serviço do bem.

Protege-me querido Preto Velho, que tanto sofreste quando de tua passagem pela terra.

Dá-me a coragem que às vezes me falta, para que eu possa prosseguir a minha jornada, e algum dia tenha merecimento para receber as Graças Divinas.

Adorei as Almas!

Assim seja!”

Fonte: APEU – Associação de Pesquisas Espirituais Ubatuba

Blog: apeuumbanda.blogspot.com

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.661, 29/09/2023, pág. 06


MENSAGEM 139

Oração a Oxum

“Salve Oxum, dourada senhora da pele de ouro, bendita são tuas águas que lavam meu ser e me livram do mal. Oxum, divina rainha, bela Orixá, venha a mim, caminhando na lua cheia, trazendo em suas mãos os lírios do amor de paz. Torna-me doce, suave e sedutora como tu és.

Oh! mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.

Que eu seja como suas águas doces que seguem desbravadoras no curso dos rios, entrecortando pedras e se precipitando as cachoeiras, sem parar nem ter como voltar atrás, apenas seguindo meu caminho. Purifique minha alma e meu corpo com suas lágrimas de alento. Inunda-me com sua beleza, sua bondade e seu amor, enchendo minha vida de prosperidade.

Salve Oxum! Ora ye ye ô!”

Fonte: terra.com.br/vida-e-estilo

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.667, 06/10/2023, pág. 06


MENSAGEM 140

SEJAMOS LUZ NA VIDA DAS PESSOAS!

“Você pode… eu posso… todos podemos ser!

Precisamos apenas trazer esta intenção para o nosso coração e deixar fluir.

Observe tudo o que virá ao seu encontro e esteja pronto então para iluminar e acender a luz do outro com um pequeno gesto.

Talvez um sorriso, um olhar profundo nos olhos, um aceno, uma mensagem, um telefonema ou algo parecido seja o suficiente e necessário para que alguém retome o desejo de continuar a sua caminhada ainda que esteja difícil.

EU VEJO VOCÊ!!! 

Eu amo sair por aí provocando as pessoas… sim provocando! Falo algo pra um, brinco com outro, e confesso que não me preocupo muito com suas reações. Pois as vezes elas não são as mais agradáveis.

Percebo que alguns queriam mesmo era me responder o que eu não gostaria de ouvir, mas está tudo bem, sigo em frente até fazer minha próxima vítima.

Com uma atitude como esta, de direcionar sua atenção ao outro, ainda que nunca o tenhamos visto, quebramos um estado.

Tiramos ele as vezes de um mergulho profundo em suas dores, produto das emoções que ficaram registradas junto de suas memórias e que se arrastam as vezes por uma vida inteira, fazendo estragos.

Este raio de luz que chega até ele o traz de volta ao aqui e agora, o que lhe permite então sentir que existe sim uma esperança de dias melhores.

Nossa luz reacende a luz interior que existe nele, ela se potencializa e o alimenta novamente.

Bóra lá minha gente querida. Façamos do dia de hoje um dia ainda mais iluminado do que o de ontem.

O Universo irá surpreender a todos nós.

Um caminhão de beijos para todos

Sejamos luz!!!”

Scheila Pavanelli Camargo

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.668, 20/10/2023, pág. 06


MENSAGEM 141

Ação Positiva

“Toda ação positiva, quer parta da pureza intencional, quer parta simplesmente da generosidade, quer seja impulsionada apenas pela vaidade – produz um benefício, um conforto, uma satisfação, um alívio, portanto será contada, medida e pesada para mais ou para menos do valor ou do efeito alcançado.”

W.W. da Matta e Silva

Fonte: Rogério Corrêa – Rádio Umbanda do Brasil – A voz da Raiz – radioumbandadobrasil.com

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.684, 27/10/2023, pág. 06


MENSAGEM 142

INTENSAMENTE

“Incessante passa a ser a vontade de aprender “coisas” além da simples percepção material quando a disposição é intensa e constante em entender o que somos e para onde vamos.

Muitíssima motivadora a passagem do encanto da inocência material para a lucidez espiritual que faz a pessoa amadurecer como parte integrante do mundo.

A vida faz mais sentido quando ela completa a visão do nosso interior para assimilarmos a imensidão de ensinamentos da vida exterior.

Altamente é o favorecimento das lições mais difíceis a quem se propõe a aprendê-las, absorvê-las e aplicá-las.

O merecimento do esclarecimento chega quando o aluno é aprovado nas provas íntimas do aperfeiçoamento.

Vivamente salutar ser inovador, porém, pode trazer aborrecimento, tristeza e solidão.

Mas mostrar o caminho verdadeiro, quantas vezes forem necessárias é inovação sucessiva para várias pessoas diferentes, e a satisfação se resume em agradecimento ao Senhor das verdades eternas e significativas para o nosso entendimento, sim gratidão ao nosso Pai Jesus.

Viva sempre intensamente o que você procura ser de melhor, o prazer e a alegria de ser pleno é o sentimento mais lindo e perfeito que Deus nos proporcionou.

Acredite em você produtivamente e intensamente intenso.”

Espírito Caboclo Sete Flechas

Médium Wilson Rivas

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.695, 10/11/2023, pág. 04


MENSAGEM 143

Luz e Insetos

“Toda lâmpada acesa é um foco de luz que ilumina e deixa o ambiente claro para a visão de quem precisa encontrar algo que está buscando.

O foco de luz também é ponto de fixação para que insetos voem e fiquem em torno, muitas vezes atrapalhando a claridade, sem ter a mínima consciência disso.

Assim é a vida, aqueles que são ponto de luz servem de apoio para muitos, mas também padecem de tormentos e provações dificultando o seu foco, pelos “insetos” da inveja, da comparação desnecessária, do despeito e da maledicência.

As vezes esses “insetos” enfraquecem demais a luz, apenas para voar em torno dela com o objetivo de chamar a atenção e sugar a sua energia.

Por isso caro amigo, mantenha seu foco de luz preparado para receber esse mal, e entenda que a claridade não ilumina só seus afins e amigos, ela se espalha pelo espaço para todos, para aqueles que lhe gostam ou não, que lhe entendem ou não, que lhe querem bem ou não, saiba, no entanto, que muitos querem se aproveitar do seu foco de luminosidade para ser visto e notado.

A força elétrica que vai da tomada até a lâmpada e se transforma em luz, é um engenho de um árduo trabalho.

Um árduo trabalho é também o ensinamento espiritual que chega até você, não para ser transformado em palavras “bonitas”, mas sim em exemplos verdadeiros, para que novos amigos lhe ajudem a afastar os insetos impertinentes e indesejáveis.

Faça da sua vida um ponto de luz, seja qual for a dificuldade que você vai encontrar a sua frente, “insetos” sempre existirão tentando enfraquecê-la, mas nunca com a capacidade de apagá-la.

Faça de seu ponto de luz algo proveitoso e substancial, e quando senti-lo enfraquecido, clame por Jesus, ele é o ponto energético essencial para uma vida clara, cristalina, verdadeira, honesta e sensata.

Jesus é o Farol da vida para todos!”

Espírito Caboclo Sete Flechas

Médium Wilson T. Rivas

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.700, 17/11/2023, pág. 04


MENSAGEM 144

Despertar a Espiritualidade

“A Umbanda é uma Lei que tem a faculdade de despertar a Vida da nossa individualidade, e assim, cada um de nós, poderá realizar aquilo que a sua força harmonizada pode produzir (como cavalos de Umbanda e em obediência à lei da forma mediúnica), quando então deveremos agir abnegadamente, com o propósito de despertar a nossa própria espiritualidade.”

Espírito Caboclo Mirim

Médium C.C.T. Benjamin Figueiredo

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.705, 24/11/2023, pág. 04


MENSAGEM 145

Realidades

“O palhaço que você ironiza é, frequentemente, valoroso soldado do bom ânimo.

A mulher, extremamente adornada, que você costuma desaprovar, em muitas ocasiões está procedendo assim para ajudar numerosas mãos que trabalham.

A cantora que baila sorrindo e da qual você comumente se afasta entediado, na suposição de conservar a virtude, geralmente procura ganhar o pão para muitos familiares necessitados, merecendo consideração e respeito.

O homem bem-posto, que lhe parece preguiçoso e inútil, talvez esteja realizando trabalhos que você jamais se animaria a executar.

Não julgue o próximo pelo guarda-roupa ou pela máscara. A verdade, como o Reino de Deus, nunca surge com aparências exteriores.”

Espírito André Luiz

Médium Chico Xavier

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.711, 01/12/2023, pág. 04


MENSAGEM 146

Infinitamente Amor

“Quem se importa, quer seu bem, sofre, transmite alegria, alimenta o anseio de viver, perdoa seu esquecimento por desídia, acende a sua boa vontade, limita seus erros, modera seus perigosos impulsos, quem abençoa a sua vida?

Nos limites do conhecimento da verdade íntima, uma voz alarmante súplica por ajuda, coragem, força e exatidão para os avisos da jornada a ser percorrida.

Essa voz que desperta sua alma para a realidade existente é aquela que lhe adora, lhe ama, é sua companheira leal, mas também contundente, enérgica e fiel a verdade: sua voz amiga é a sua consciência, ela é a lei a ser seguida, na cobrança e no reconhecimento, na alegria e na tristeza, na dúvida e na certeza.

Ela é o reflexo da luz que ilumina o caminho que Deus proporciona a cada um de nós com Amor, infinitamente.”

Espírito Vovó Maria Conga

Médium Wilson T. Rivas

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.717, 08/12/2023, pág. 06


MENSAGEM 147

O Peso da Cruz

“Mesmo sendo uma necessidade imperiosa na transição planetária, fazer a caridade não é necessariamente sustentar sozinho a cruz do outro, não. É dar uma força para que o outro sustente sua própria cruz. Lembra-se do que Jesus disse? “Pega a tua cruz e segue-me”. Mas, como seguir Jesus é praticar as virtudes crísticas, incluídas aí o perdão (a si e aos outros), a paciência, a tolerância e o amor caritativo, logo, o peso da cruz pode até continuar o mesmo, mas nós nos fortalecemos mais em alma e, consequentemente, em corpo. Assim, o peso da cruz fica menos penoso e mais suportável. Ajudar os outros, sem olhar a quem, ou seja, sem discriminar, é seguir o Cristo, conscientemente, ou não. É se estar, em conclusão, se fortalecendo em alma e em corpo. A cruz fica relativamente mais leve. Quando se ajuda o outro, dando-lhe, por exemplo, umas frutas, umas palavras de ânimo, um perdão ou fazendo-lhe um cafuné, para que o outro se fortaleça a fim de melhor suportar a sua cruz, também o doador se fortalece para carregar melhor a sua. Isso é um clássico de qualquer época da humanidade, não é mesmo?”

Padrinho Juruá

Umbanda – Uma Religião Crística

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.730, 22/12/2023, pág. 06


MENSAGEM 148

Não Desperdice Tempo

“Não deixe o tempo passar sem aproveitar as chances de fazer o bem. Amanhã você já não é o mesmo, tempo passado e não aproveitado diligência para o arrependimento irreversível.

No lar, no trabalho, no passeio, na diversão, na conversação, todos tem a oportunidade de exercer o bem para qualquer um, tornando o tempo oportuno, vital e satisfatório.

Num olhar, gesto, atitudes, boa palavra há o reforço e a valorização da prática do bem a quem seja, concedendo carinho, entendimento, paciência e camaradagem, demonstrando que o tempo usado beneficamente é bálsamo renovador que rejuvenesce a alma.

Quando da existência e conservação da orientação no íntimo para que se faça o bem, existe uma harmonização com um tempo promissor e inovador, mostrando que a convivência sadia, ordeira e respeitosa é a finalidade para o aproveitamento apropriado do tempo.

Não basta a pessoa ser boa intimamente, é preciso executar essa energia positiva.

A preguiça e a inércia em voltar-se para o espiritual faz a pessoa parar no tempo, adiando os momentos favoráveis para as sensações de bem-estar e progresso na vida.

Não deixe para depois o “uso do tempo do agora”, não se atrase e nem se acomode vendo o tempo passar.

O seu encontro com o mundo espiritual pode estar perto, e é hoje o momento de ser feliz e de se exteriorizar honestamente, em qualquer tempo, a todo tempo.”

Espírito Caboclo Sete Flechas

Médium Wilson T. Rivas

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.735, 29/12/2023, pág. 04


MENSAGEM 149

Hoje é com você

“Amanhã será outro dia…

Mesmo que você esteja triste, desolado, angustiado, perdido.

Sem força de vontade estará ainda vivendo o ontem e os seus sofrimentos.

Amanhã será outro dia…

Apesar das dificuldades, das finanças em penúria, de “achar e sentir que a sua falta de sorte” é responsável pelas coisas ruins que você está passando.

Sem fé verdadeira somos passíveis de chacotas, caminhando sem rumo e sem direção, desejando que o impossível surja de improviso, mas na verdade pode nunca acontecer.

Amanhã será outro dia…

Ainda que suas necessidades maltratem seu corpo físico, sua mente e seu espírito, não lamente demasiadamente as injustiças e aborrecimentos.

Sem determinação em manter a alma sempre alerta contra os “perigos e tentações” que visam imobilizar as sensações emocionais grandiosas e o controle íntimo, querendo que você transmita desalento e desencanto.

Sua força interior é a espada justiceira que você tem que mostrar e se defender, para então ressurgir e vencer as lutas do dia a dia.

Não se inquiete e nem se inferiorize, a vida dá muitas voltas em torno das situações que devem ser vividas e vivenciadas.

Mantenha Jesus na alma sempre, para que a visão e sensibilidades se façam presente e volte com a interior vontade de viver que você sempre teve e transmitiu.

Afinal….Amanhã será outro dia.”

Espírito Caboclo Sete Flechas

Médium Wilson T. Rivas

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.740, 05/01/2024, pág. 04


MENSAGEM 150

ATITUDE

“E assim seguimos …. vencendo os desafios, vencendo o cansaço, afastando as tristezas, soprando pra bem longe tudo o que não nos serve.

Sei que alguns dirão que isto é difícil, mas eu afirmo que nem tanto.

Falamos muito em Fé, em Amor, em Empatia, em Gratidão, e tantas outras palavras em moda hoje, mas não paramos para olhar pra elas com profundidade e de fato senti-las. Deixamos tudo na superficialidade e este é o lugar da não realização. Ficamos empacados e não seguimos para nenhuma direção à espera dos milagres da vida. Acreditando que a vida irá nos surpreender grandemente enquanto acomodados na nossa confortável poltrona. Sem perceber que estamos presos a crença que dependemos de algo externo, que virá nos resgatar e devolver a liberdade e coragem e alegria para viver.

Ah … já estive nesta poltrona viu? E vi tudo desmoronar ao meu redor.

E tudo mudou quando entendi o significado da palavra ATITUDE, e a partir daí passei a enxergar portas onde eu só via paredes.

E sabendo que amanhã só serei saudades, aproveito o máximo do meu tempo semeando e entregando o Amor.”

Scheila Pavanelli Camargo

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.746, 12/01/2024, pág. 04


MENSAGEM 151

O Sal

“O sal, nunca é elogiado por fazer parte do cardápio. Mas quando tudo está sem sal, todos sentem a falta dele. Sejamos bons naquilo que fazemos, sem esperar elogios, sem criar expectativas, pois, quando estivermos ausentes, alguém sentirá nossa falta.”

Padre Rene José

(fonte: redes sociais de Padre Rene José – autor desconhecido)

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.752, 19/01/2024, pág. 04


MENSAGEM 152

A Umbanda é de todos, nem todos são da Umbanda

“Um dia, hão de chegar, altivos e de peito impune, pessoas a dizer-lhes: sou umbandista, tenho fé em Oxalá, tenho mediunidade… com altivez e força tal que chegarão a lhe impressionar.

Mas quando olhar bem seu semblante, você o verá opaco, translúcido e sem o calor de um verdadeiro entusiasta e batalhador em prol da mediunidade umbandista.

A Umbanda é uma corrente para todos, mas nem todos se dedicam a ela como deveriam. O verdadeiro umbandista sente, vive, respira, se alimenta espiritualmente nela. Não com fanatismo, mas sim com dedicação aflorada no fundo d’alma.

Ser umbandista é difícil por ser muito fácil; é só ser simples, honesto e verdadeiro.

Não batam no peito e digam serem umbandistas de verdade, mas procurem demonstrar com trabalho, luta, dedicação e, principalmente, emoção de estar trabalhando nessa corrente.

Eu lhe garanto que a recompensa será só sua.”

Falange Protetora

Trecho do livro “Umbanda é Luz” de Wilson T. Rivas

 Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.758, 26/01/2024, pág. 06


MENSAGEM 153

Organizar para evoluir

“A tarefa que sobre seus ombros tomou o Caboclo das Sete Encruzilhadas – organizar a Lei de Umbanda no Brasil – é um verdadeiro milagre de fé e nos leva a um sentimento de profundo respeito por essa Entidade que se faz pequenina e procura valer-se sob a capa de uma humildade perfeita. 

É a ele que se deve a purificação dos trabalhos nos Terreiros. Não veio destruir o ritual e sim lhe dar força e métodos, manter sua pureza e propagá-lo com a sua organização maravilhosa.”

José Álvares Pessoa (Capitão Pessoa) – Dirigente da Tenda Espírita São Jerônimo (1935), uma das sete tendas fundadas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas.

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.764, 02/02/2024, pág. 04


MENSAGEM 154

Ingratidão

“Mando a luz da minha transfiguração para aqueles que esquecidos pensam que estão… ELES FORMAM A MAIOR DESSAS MULTIDÕES.

São os humildes, os simples; estão na Umbanda pela Umbanda, na confiança pela razão… SÃO OS SEUS FILHOS DE FÉ.

São também os “aparelhos”, trabalhadores, silenciosos, cujas ferramentas se chamam: DOM e FÉ, e cujos “salários” de cada noite são pagos quase sempre com uma só moeda, que traduz o seu valor numa única palavra – a INGRATIDÃO…”

Espírito Pai Guiné de Angola

Médium W. W. da Matta e Silva

Fonte: @umbandadobrasil.com.br

 Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.770, 09/02/2024, pág. 04


MENSAGEM 155

Umbanda de Todos Nós

“PROCURA-SE

Médiuns honestos e com desprendimento, que queiram apenas serem instrumentos e não Mestres.

REQUISITOS BÁSICOS

Que queiram aprender a filosofia de umbanda, mas queiram aprender a rezar;

Queiram a iniciação e também auxiliar o seu próximo;

Queiram graus, mas sem ostentação;

Que sejam líderes, mas que convivam em irmandade;

Que saibam a aprender a explicar o movimento do universo e da natureza…

Mas, que busquem aprender a compreender a sua própria natureza.

Que respeitem a todos e todos os ritos, mas que tenham personalidade para fazer e manter uma tradição.

BENEFÍCIOS

Consciência tranquila, poucos amigos, mais bastante assistência espiritual e plano de elevação espiritual.

SALÁRIO

Ingratidão, com direito a insalubridade, pois no final da jornada terrena pode passar por cisões e abandonos.

PREMIAÇÃO

Equilíbrio, desde que se conscientize que tudo é medido, pesado e contado, e que não queira ser melhor e nem pior que ninguém.”

Rogério Corrêa

umbandadobrasil.com.brradioumbandadobrasil.com

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.775, 16/02/2024, pág. 04


MENSAGEM 156

Navegando com cuidado nas águas da vida

“Assim como um marinheiro precisa estar atento às correntes e aos perigos que podem surgir no oceano, nós também precisamos estar vigilantes em relação aos pensamentos, sentimentos e decisões que nos guiam em nossa jornada.

É fácil se deixar levar pelas marés da vida, às vezes nos encontramos navegando em águas turbulentas sem nem percebermos. Mas é nessas horas que precisamos lembrar da importância de permanecer conectados com a luz dos orixás, com a sabedoria ancestral que nos guia e protege.

É importante compreender que nem todas as influências externas são benignas. Assim como existem correntes que podem nos levar para longe de nosso destino, também existem influências negativas que podem nos desviar do caminho da luz e do amor.

Portanto, é fundamental estarmos atentos, tanto aos sinais que o universo nos envia quanto às orientações dos orixás e do terreiro. Eles são nossos guias e protetores, nos ajudando a navegar com segurança por entre as águas da vida.

Além disso, é crucial compreendermos a importância da persistência para cumprirmos nossa missão na Umbanda e alcançarmos o bem-estar em nossa jornada.

Assim como um marinheiro enfrenta tempestades e desafios no mar, nós também enfrentamos obstáculos em nossa caminhada. É nesses momentos que a persistência na fé se torna fundamental. Devemos lembrar que, mesmo diante das adversidades, podemos contar com a orientação dos orixás e a proteção do sagrado para nos fortalecer.

A persistência nos permite seguir adiante, mesmo quando tudo parece difícil. É ela que nos impulsiona a superar os desafios, a aprender com as experiências e a crescer espiritualmente. Ao persistirmos em nossa jornada espiritual, honramos nossa missão na Umbanda e nos conectamos ainda mais profundamente com as forças divinas que nos acompanham.

Além disso, a persistência nos ajuda a cultivar o bem-estar em nossa vida. Quando nos mantemos firmes em nossa fé e comprometidos com nosso propósito, encontramos uma sensação de paz interior e harmonia. Aprendemos a confiar no fluxo da vida e a aceitar suas bênçãos com gratidão.

Salve!”

Cantinho de Cosme e Damião – facebook.com/ccdumbanda

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.781, 23/02/2024, pág. 04


MENSAGEM 157

Minha fé está na simplicidade!

“Só quem já se levantou com um banho de ervas sabe a força que isso tem.

Só quem já se levantou com uma reza de preto velho sabe a força que isso tem.

Só tem já se levantou com um passe de caboclo sabe a força que isso tem.

Só quem já se levantou com uma charutada de Exu sabe a força que isso tem.

Só quem já se levantou com um copo de água e um toco de vela sabe a força que isso tem.

Só quem já se levantou com um banho de pipoca sabe a força que isso tem.

Só quem já se levantou com farinha misturada com azeite de dendê, cachaça e mel sabe a força que isso tem.

Não tem jeito! Não tem outra forma! A Umbanda é pra quem tem fé.

Com o tempo e o desenrolar dos fatos conseguimos entender o que é realmente o trabalho espiritual na Umbanda. O tempo a tudo consome e também desperta.”

Prosa com Preto Velho – facebook.com/Jeffersonnssantana

 Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.787, 01/03/2024, pág. 04


MENSAGEM 158

Transcendência

“Umbanda, um caminho que transcende todos os entendimentos. Um percurso que não anula o direito de pensar e ser quem realmente somos, na esperança diária da melhoria contínua rumo à nossa eterna morada. Que o Pai Eterno nos dê força para concluir com êxito tudo aquilo que, sob Sua misericórdia, nos foi confiado.”

Saravá Zamby Maior.

Que Jesus Cristo nos abençoe.”

Yetabaya (Junior Muniz)

Tenda de Umbanda Mensageiros de Aruanda – Sumaré/SP

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.793, 08/03/2024, pág. 06


MENSAGEM 159

CONCOMITANTEMENTE

“É possível sincronizar a vida material com o aperfeiçoamento espiritual através de muita dedicação, persistência, paciência e controle.

Essa possibilidade é uma necessidade inerente a evolução de cada um, e aproveitar conjuntamente esses instantes quando encarnados é função primordial.

Solidarizar-se com o esforço íntimo é a chance única de simultaneamente valorizar o aprendizado espiritual.

Muitos afirmam não ser fácil essa oportunidade em razão da vida material ser uma competição constante pela sobrevivência, e que ao mesmo tempo não existe viabilidade para pensar e agir em favor da vida espiritual ao mesmo tempo.

O ser humano tem que plasmar que quando está encarnado é somente um estágio temporal propício ao empenho para aproveitar as sutilezas que são oferecidas, sejam elas na forma de resgate, tristeza, alegria ou felicidade.

Os momentos vividos são lições colocadas para que sejam absorvidas, nos agrade ou não.

Coincidentemente quando desencarnados faremos com nossa consciência o balanço cármico do que fizemos ou deixamos de realizar na última passagem no planeta.

Não haverá enganos, erros ou engodo, por isso não atrase sua tarefa íntima, mas aprimore sua vida material, e lembre concomitantemente com frequência da vida espiritual.

Ela é sua próxima estadia!”

Espírito Caboclo Sete Flechas

Médium Wilson T. Rivas

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.799, 15/03/2024, pág. 04


MENSAGEM 160

Terreiro fraco

“Se você estiver frequentando um terreiro de Umbanda atrás de melhora sem esforço, pare.

Se acha que as entidades vão tirar os obstáculos do seu caminho, pare.

O terreiro é uma porta para nossa melhora, que tem que ser aberta por nós.

Ou a gente muda, ou vamos continuar indo de terreiro em terreiro dizendo: “Não volto mais nessa casa, achei fraca.”

Fraca é nossa vontade de mudar, de fazer diferente, de parar de arrumar mil desculpas por ser quem se é.

O terreiro é eficiente, para quem coloca todos os ensinamentos em prática, para quem sabe que um obsessor é apenas um efeito, a causa somos nós, e é a causa que precisa ser mudada para que o efeito pare.

Não tem nada fácil na Umbanda, tem muito trabalho, porque só tem merecimento quem decide sair da inércia espiritual e ir atrás da sua evolução. Tá na hora da gente aprender.

Umbanda é pra quem tem fé, Umbanda é para quem quer se transformar.”

Prosa com Preto Velho – facebook.com/Jeffersonnssantana

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.805, 22/03/2024, pág. 04


MENSAGEM 161

Da Escuridão para a Luz

“Dá medo entrar sozinho nessa mata escura de nossa alma, né? Que monstros moram lá? Por isso os Guias espirituais nos amparam nesse caminho de fé.

Somente pela fé, e praticando o amor desinteressado, o umbandista saberá reconhecer o que é o amor solar. É só assim que despertará no coração o amor maior, de Oxalá!

É pelo coração que os Guias nos inspiram, João. Essas palavras foram da Vovó Rita, que me tocou o coração aqui e agora!

Lembro quando um dia ela me disse que é preciso alguma escuridão para que encontremos nossa própria estrela-guia! Só com o tempo compreendi que a sombra é um ponto de partida: o mundo da semente sob a terra, ou de um bebê ansiando pela luz além do útero.”

“D. Manu”, em trecho do livro NA MONTANHA DE XANGÔ de Sergio Navarro Teixeira, publicado pela Editora do Conhecimento.

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.811, 29/03/2024, pág. 06


MENSAGEM 162

Ventos fracos não derrubam árvores com raízes profundas

“Na Arte da Magia, um dos pontos decisivos:

Disciplina.

Lembramos em tempo que esta não é rigidez, mas acontece na flexibilidade.

Como o rio caudaloso que segue seu curso com tranquilidade, certeza, fluidez e potência.

Em vão apresentar e se aprofundar em defumadouros, ervas, grafias, astrologia, história e demais ferramentas sem antes compreender que tudo está sob a perfeita organização de todas as coisas.

Estamos submetidos à ela. “Medido, pesado e contado”.

A Lei.

Não há ação sem retorno.

Assim é e se faz.

Diariamente.

Observe a verdade, ela está na natureza.

Onde Deus nos fala e demonstra toda a beleza da Sua Face.

Cautela quando assim se pede, firmeza sempre e Força, se necessário.

Consciência, conhecimento, fortaleza.

Equilíbrio.

A disciplina viabiliza que a inteiração nas solicitações flua com a mente infinita e tudo ocorra como tem que ser.

O manipulador deve ser organizado, responsável, respeitoso em todos os seus atos.

Seu pensamento, fala e ações estarem alinhados.

E este é o aprendizado mais penoso ao ser humano, principalmente aquele que intenciona seguir no caminho da Umbanda.

Íntegro em seu trato pessoal, com os seus, com todos aqueles que sua vida tocar, mas principalmente com o Si Mesmo.

De nada adianta dominar a técnica, sendo o “Ser” a principal ferramenta de ação do magista, e esta declinar pelos dedos das mãos.

Esse é o principal e mais sólido dos ensinamentos.

Ventos fracos não derrubam árvores com raízes profundas.

Santa Paz

Salve sua força”

Monica Sanches

Escola de Iniciação da Raiz de Guiné 

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.816, 05/04/2024, pág. 06


MENSAGEM 163

Copo Cheio

“- É preciso conhecer o próprio ego, pra que ele num seja um inimigo. Um ego inflado adoece a alma levando à ilusão de superioridade. Um fio assim fica tal qual um copo cheio: num consegue absorver mais nada! Já um ego saudável é fruto do autoconhecimento, em se reconhecer como um indivíduo, uma alma segura diante dos desafios da encarnação!

-Mas vô, eu sempre li que devemos “matar” o ego, porque ele nos afasta do divino!

-Se suncê sequer sabe realmente quem é, tem que começar por despertar essa semente escondida aí dentro: botar pra fora e vê se gosta ou num gosta do que tá cultivando. Mas tem que ter verdade, fio. Tem que ter coragem! Filho de fé num se esconde atrás de máscaras! Máscara é como verniz em madeira ruim, né?”

“Vovô Ezequiel” e “João”, em trecho do livro NA MONTANHA DE XANGÔ de Sergio Navarro Teixeira, publicado pela Editora do Conhecimento.

Gazeta de Limeira, Ano 93, nº 20.822, 12/04/2024, pág. 06