No último sábado, 16/05/20, ao realizarmos a firmeza na vibração de preto velho, Pai Joaquim “veio em terra” e deixou uma mensagem para todos os filhos.
Nego velho chegou triste e chorando…
“A situação está complicada por aqui e do outro lado. Muitos desencarnes, sem entendimento e compreensão. Famílias sendo separadas, sem ao menos terem a oportunidade da despedida. Espíritos perdidos, sofrendo, não aceitando suas condições espirituais… Infelizmente está se perdendo um dos rituais mais importantes: o rito fúnebre. Um ritual de passagem e de acolhimento, onde espíritos são direcionados e instruídos.
A quantidade que está sendo divulgada de mortes, não condiz com a realidade. Tem muita gente morrendo sozinhas, em suas casas, ou até mesmo nas ruas… Que são esquecidas e enterradas como desconhecidos.
A espiritualidade está há um tempo avisando sobre evoluir-se internamente e olhar pra dentro… Hoje se vai ao terreiro pedir um amor não correspondido, uma posição no trabalho não merecida, bens materiais… E sempre esquecem de olhar para o mais importante… Que dinheiro nenhum pode comprar, ou nenhum bem material pode trazer de volta o que de mais precioso se perdeu.
Devemos ter muita paciência e rezarmos… Tudo por mais doloroso que seja, é aprendizado.
O dinheiro não é o mais importante, e sim, o que fazemos pelo próximo, por nós, e principalmente o que carregamos dentro de si.”
Pai Joaquim D’Angola
16/05/2020
Tenda de Umbanda Pai Joaquim D´Angola e Exú Tiriri / Confraria dos Pretos Velhos de Umbanda
Nesse dia preparamos com todo carinho e segurança, uma deliciosa feijoada em agradecimento a toda proteção dos nossos queridos Pretos Velhos.
Mais importante que o nosso agradecimento, é a satisfação pessoal que sentimos ao auxiliar as pessoas que mais necessitam. Quando ajudamos ao próximo o maior beneficiário somos nós. Gratidão a todos que de alguma forma contribuíram, colaboraram para que essa ação acontecesse. Seja adquirindo a marmitex, no preparo, na organização, na entrega, ou até mesmo mandando boas energias. Ao final, conseguimos distribuir por volta de 112 marmitex para pessoas em situação de rua.
Também conseguimos arrecadar alimentos não perecíveis e itens de limpeza para ajudar em nosso trabalho social.
Gratidão a todos e que Oxalá os abençoe grandemente!
Saravá os Pretos Velhos!
Obs: Enfatizamos que devido a pandemia os cuidados preventivos e orientações foram seguidas durante toda atividade.