Mensagens de Umbanda #121: Emancipação da Alma

Emancipação da Alma

“Em geral, a emancipação da alma pode se referir a uma busca pessoal por liberdade e crescimento espiritual. Pode ser entendida como um processo de desenvolvimento em que uma pessoa se torna mais consciente de si mesma e de seu propósito na vida, e se liberta de pontos de vista condensados/ultrapassados e crenças limitantes. Essa jornada pode envolver uma variedade de práticas espirituais, incluindo trabalhar no Terreiro de Umbanda em frentes de trabalho como Curimba, Cambonagem, Cerimonial, Liderança de Sessões/Giras/Ações Sociais, Cantina, Manutenções, Limpezas do espaço físico, entre outras.

No contexto da Umbanda, a emancipação da alma no sentido de se libertar das próprias limitações refere-se a um processo de autoconhecimento e desenvolvimento espiritual em que a pessoa busca se desvencilhar de suas crenças e padrões de comportamento limitantes, e expandir sua consciência para alcançar seu potencial máximo como ser humano. E note que não estamos, aqui, nos limitando a incorporar Entidades, já que desenvolver sua mediunidade passa por estreite seus laços com seus Guias através da mente, independente de incorporação. E quanto mais você se transforma em uma pessoa melhor e se afasta de vícios e perturbações da consciência, mais sua integração com seus Guias se aprimora.

Para alcançar a emancipação da alma nesse sentido, é importante que a pessoa se dedique a práticas espirituais que a ajudem a se conectar com sua própria essência divina, seus Orixás e seus Guias de Luz, além de se rodear de pessoas que também estão nessa jornada sincera de evolução pela caridade na Umbanda.

Além disso, é importante que a pessoa esteja disposta a se autoanalisar, identificar suas limitações e fragilidades e trabalhar ativamente para superá-las. Isso pode envolver a busca por ajuda e orientação espiritual, aprender com o legado deixado por Caboclo Mirim e os Morubixabas que Comandam seu Terreiro e por aqueles conselhos gerais que nos chegam através de entidades espirituais presentes nos trabalhos de Umbanda. Salve!”

Cantinho de Cosme e Damião – cantinho.org

Gazeta de Limeira, Ano 91, nº 20.550, 19/05/2023, pág. 04

Para ler todas as 121 mensagens publicadas até hoje acesse:

https://confrariadospretosvelhosdeumbanda.org/mensagens-de-umbanda-na-gazeta-de-limeira/