Mensagens de Umbanda #172: Aprendizado

Aprendizado

“Se considerássemos que haveria um momento certo para a mudança das diretrizes mais íntimas do espírito, teríamos que admitir que ela é operada a sua revelia.

Essa, porém, não é a realidade. Um misto de sofrimento, compreensão e coragem, associados a outros aspectos mais periféricos das características individuais, funcionam como força impulsionadora, resultante de um processo aparentemente desarmônico e incômodo, especialmente por possuir características irreversíveis por decorrência da Lei do progresso do espírito. O que torna obrigatório para espírito promover a continuidade de sua evolução é a sábia determinação da Lei que rege o equilíbrio do Universo manifestado. Porém, a mesma Lei prevê as oscilações do processo dentro de uma pauta determinada como “livre arbítrio” e que representa o “espaço” de deslocamento entre a Luz e a sombra, entre o Bem e o Mal, o que convém e o que prejudica o espírito em sua escalada para os Planos Superiores.

Da mesma forma pela qual não existe “castigo” ou intenção de reprimir o erro, mas sim de esclarecer o espírito, a sábia ordem que rege o Universo permite variações infinitas nas formas individuais de crescente conscientização da Lei do Amor. Entretanto, desse fato, não se poderá jamais admitir que a Sabedoria da Lei permaneça em situação de neutralidade omissa perante os descaminhos do espírito. À Luz cabe oferecer respostas de Amor, Paz e Harmonia. À Sombra somente é possível oferecer desconforto, tristeza e desamor.

Nesse fato repousa a segurança de que a todos está reservada a possibilidade do crescimento ou do amadurecimento de suas potencialidades, sem exceção de ninguém. É da natureza humana permanecer nos extremos, sem grande sensibilização para as nuances sutis que caracterizam a Vida nos Planos mais elevados.

Os guardiões do Universo possuem, como não poderia deixar de ser, percepções e processos de atuação que não podem ser facilmente apreendidos pela Humanidade terrena encarnada, tendo em vista que essa se encontra em tal condição exatamente porque ainda não está habilitada a alcançar os referidos padrões de maior conscientização da Lei do Amor.

Entretanto, em nível de explicação racional podereis compreender que, no “espaço” permitido às oscilações do espírito entre a Luz e a Sombra, um processo de intercessões intensivas, ainda pela ação da Lei do Amor, funciona como meio de proporcionar entendimento e abrir clareiras vibratórias na própria condição emocional do ser em processo de aprendizado.”

Espírito Ramatís

VIAGEM EM TORNO DO “EU” – Obra psicografada por América Paoliello Marques

Gazeta de Limeira, Ano 94, nº 20.880, 21/06/2024, pág. 04

Para ler todas as 172 mensagens publicadas até hoje acesse:

https://confrariadospretosvelhosdeumbanda.org/mensagens-de-umbanda-na-gazeta-de-limeira/