AXÉ-MIRIM – AULA SOBRE O AMACI – 01/02/2025

Com muita alegria e leveza, no dia 1 de fevereiro as crianças assistidas pelo Projeto Axé-Mirim retornaram às suas atividades no ano de 2025. Após, o tradicional café da manhã, as crianças cantaram os hinos de abertura e acolheram os novos membros do projeto. Para uma melhor compreensão didática as crianças foram divididas em 3 (três) aldeias, conforme idade e vivência, sendo elas: dos curumins, dos eres e dos caboclinhos. A temática tratada no dia foi sobre o Amaci, ritual de extrema importância na liturgia umbandista, que tem como objetivo de proporcionar proteção, equilíbrio, saúde e bem-estar, além de estabelecer uma conexão com os guias espirituais.
As crianças da aldeia dos curumins e eres compreenderam a ritualística através de uma dinâmica lúdico-educativa por meio de uma encenação, feita pelos monitores, onde os olhinhos ficaram encantados com a magia dos Pretos Velhos. Logo em seguida, desenvolveram a atividade psicomotora de elaboração das guias das mães de cabeça, segundo a orientação espiritual de nossa Casa.
Já os caboclinhos, conforme a sua compreensão e vivência dentro do terreiro, tiveram uma aula mais aprofundada sobre a hierarquia doutrinária da Casa e o ritual do Amaci. Incialmente, aprenderam que todos os médiuns da corrente são iguais e importantes, porém, a Casa adota uma sistemática hierárquica, para melhor desenvolvimento das atividades, representada por faixas coloridas, as denominadas faixas de graus, conforma a função do médium na Casa. Neste encontro, foi abordado sobre a responsabilidade, apenas, das faixas de Morubixaba e Abaré-Guaçu. Aprenderam, também, a importância e o significado do Amaci e os elementos utilizados em seu preparo, tais como: as ervas, as águas sagradas, os curiadores e a pemba pilada. Além disso, os caboclinhos compreenderam sobre os colares ritualísticos, as chamadas guias de trabalho, o que eles representam dentro da doutrina umbandista.
Como atividade para casa, todas as crianças levaram os materiais para finalizarem as suas guias junto com as famílias e regressarem com elas no próximo encontro.